quinta-feira, 15 de novembro de 2018

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - REVIRANDO UM VELHO LIVRO DE HISTÓRIA

Proclamada a República, os líderes do movimento compuseram um Governo Provisório, sob a chefia do marechal Deodoro da Fonseca, um antigo monarquista e amigo de Dom Pedro II. Deodoro compôs então seu ministério com civis e militares de destaque no movimento republicano, como Quintino Bocaiúva (Relações Exteriores) e Benjamin Constant (Guerra). Além deles, havia ex-monarquistas, como Rui Barbosa (Fazenda), e representantes da poderosa aristocracia cafeeira de São Paulo, como o fazendeiro Campos Sales (Justiça). Em linhas gerais, como era de esperar, o ministério representava as principais elites econômicas e políticas do país. 

(História, volume único, Divalte, página 297, editora ática)

Informa ainda o livro acima mencionado que o Brasil passou a ser chamado oficialmente de Estados Unidos do Brasil, o Estado foi separado da Igreja e a nova bandeira passou a estampar o Ordem e progresso até nossos dias.

A proclamação da República se deu em 1889, nessa data. Encerrava a monarquia e o Brasil passava a ter um presidente e não mais um rei. 

É um dia feriado desde que eu me entendo de gente. A grande diferença é que não se festeja mais o dia, muita gente não tem a menor ideia que feriado é esse e se foi bom ou ruim para o país ter se transformado em república.

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.