domingo, 23 de março de 2025

REGISTOS DE DOMINGO

CHUVAS DIMINUEM

A diminuição das chuvas ainda gera dúvidas sobre a "pegação" do inverno.

LITERATURA

A geração atual que lê, lê mais, muito mais, a literatura atual. Pior seria se nada lesse. Melhor seria que também se afincassem nos clássicos. Neles encontramos o nosso passado, os costumes, as linguagens diferentes, obsoletas, mas também atual.

ORIGEM DA PALAVRA

Academia - Do grego akademia.

Platão gostava de discorrer com seus discípulos, num bosque de plátanos, de propriedade de Academo, onde chegou a instalar um ginásio. Posteriormente, o nome se generalizou a todas as sociedades de sábios e artistas. (Dicionário da origem e da evolução das palavras - Luiz A. P. Vitória)

HISTÓRIA DE TRANCOSO

De onde surgiram as histórias de Trancoso?

Houve, na verdade, uma pessoa de nome Trancoso, que contava histórias. Com o decorrer do tempo, uma história de Trancoso é qualquer uma que tenha as características do autor: uma história que serve para entreter os ouvintes.

A origem - Gonçalo Fernandes Trancoso, escritor português do século XVI. Foi mestre de Humanidades. Perdeu a esposa, dois filhos e um neto durante a epidemia que assolou Lisboa em 1569. Prostrado pela morte desses entes queridos, procurou um derivativo escrevendo historietas; tornou-se, assim, o primeiro contista de seu país e um dos escritores mais populares da época. Seus contos, vazados em estilo fluente, vivo e sem pretensões estéticas, revelam um observador sagaz e um espírito imaginoso, inclinado mesmo ao sobrenatural e ao inverossímil. Foram publicados pela primeira vez em 1575 sob o título Contos e Histórias de Proveito e Exemplo; em número de 19 a princípio, foram, em edições subsequentes, acrescidos de outros 9 e, posteriormente, de mais 10, num total de 38 contos. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 11)

Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, enriquece o assunto sobre Trancoso:

Num mergulho nos tempos da minha idade infantil, que já vão longe, guardo com saudade as histórias que me contavam mamãe ou a ama de leite, nossa Tatá, de nome verdadeiro Gertrudes.

Nesses momentos de acalanto ouvia histórias de Trancoso. Com o continuar dos tempos e a curiosidade intelectual, fiquei interessado em saber quem tinha sido esse tal Trancoso, cujas histórias competiam com os Contos da Carochinha.

Trancoso fazia parte do nome completo de Gonçalo Fernandes Trancoso, um dos primeiros contistas portugueses, que, para aplacar as dores pela perda da esposa, de uma filha de 24 anos, de um filho estudante e de um neto, em virtude da peste que assolou Lisboa em 1568, resolveu escrever sobre a necessidade de uma cultura sólida para os jovens da época, principalmente as moças, dentro da ética eclesiástica. Assim, em 1575 surgiram as duas primeiras partes dos Contos e histórias de proveito e exemplo, completadas com uma terceira depois da 4.ª edição. (Portal da ABL)

Nenhum comentário:

CHUVA RÁPIDA

Chuva rápida pela tarde.