sábado, 27 de setembro de 2008

SEMANA DE MACHADO

Na semana do centenário da morte de Machado de Assis estou escrevendo algo relacionado ao grande escritor e sua obra. Segue o primeiro texto: 

Machado e Hamlet -  “Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a sua filosofia.” Esse pensamento foi citado por Machado de Assis no conto “A cartomante”, que o mesmo retirou de Hamlet, personagem de Shakespeare. Toda essa minha introdução é para mencionar o que escutei há mais de 15 anos. Para ser mais preciso, em agosto de 1992. 

Eu passava num beco e encontrava uma mulher com uma criança nos braços e outra ao pé dela. No exato momento o serviço de som da Igreja Católica anunciava os locais e os responsáveis pela vacinação tríplice ambulante que seria executada no sábado seguinte. Então a mulher bradou nestes termos: “Agora eu leve meu filho pra vacinar! Eles não vão ganhar dinheiro às minhas custas, não”! Fiquei tentando medir o tamanho da ignorância daquela mulher e não consegui. Só depois me lembrei do pensamento de Hamlet, só que adaptado dessa maneira: “Há mais tipos humanos na terra do que pensa a nossa filosofia.”

Nenhum comentário:

PELA FORÇA DO VENTO

Através da força do vento, as águas da barragem de Umari já ultrapassa a grande parede. Amanhã, enfim, poderemos ter a notícia esperada por ...