Sempre que oriento os alunos no sentido de que eles devem meter a cara nos estudos, não omito a seguinte ideia:
A de que devem reservar um espaço na memória para os conteúdos da escola.
Vou logo avisando que essa ideia não tem nada de científica. Não sei se nosso cérebro é semelhante uma vasilha ou uma memória de computador que em algum tempo ele enche e não cabe mais nada.
Quando digo aquilo apenas é para adverti-los de que há muita coisa importante para se aprender e não se deve perder tempo com conteúdos que não os ajudam a se capacitar nos estudos.
Há ditos estudantes que são especialistas em muitos assuntos, como nos diferentes campeonatos de futebol. Há outros que sabem tudo de novela e filmes, mas não sabem o básico da gramática ou do que estuda em História.
Sei que os assuntos escolares muitas vezes não empolgam os estudantes. Entretanto, o que não podem acusar é que sejam desatualizados. Os conteúdos dos atuais livros didáticos são contextualizadíssimos.
O mais tudo é desculpa para boi dormir e roncar alto.
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