quarta-feira, 22 de abril de 2015

QUE DIA É COMEMORADO HOJE?

Saber ou não o que é comemorado hoje até parece não significar nada, mas nos enganaremos se assim pensarmos.

Saber as raízes mais profundas da nossa história faz diferença para o estudante. Até uma ínfima informação do nome do homem que foi enforcado em 1789 leva a evitar um erro de ortografia, como grafar o um x no lugar de ch. É o caso de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. 

Percebo que as escolas estão deixando de dar atenção a pequenas informações aos seus alunos. São poucas pessoas que atentam para o dia de hoje como o dia do encontro de duas culturas diferentes, qual seja, a indígena e a portuguesa. É o convencionado Dia do Descobrimento do Brasil.

Foi há 515 anos que a nossa história deu prosseguimento, pois ela já estava em curso com os nativos.Os negros chegariam depois para formar a trindade das raças. 

As escolas precisam repensar o ensino de História. Precisa deixar de dar ouvidos àquelas tolices que não se deve decorar frases e textos. Decorar por decorar não faz sentido, mas o foco nos principais acontecimentos da nossa cultura faz-se necessário, senão daqui a uns dias ninguém saberá nada mais das nossas raízes.

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.