quarta-feira, 31 de julho de 2024

NÓS VIEMOS

Uma singela questão gramatical sobre conjugação verbal

Verbo vir no pretérito perfeito

Eu vim
Tu vieste
Ele veio
Nós viemos
Vós viestes
Eles vieram

Os poetas cantam assim:

Se você vier
Pro que der e vier
Comigo
Eu lhe prometo o sol

Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar

Se você quiser e vier
Pro que der e vier
Comigo

Vieste na hora exata
Com ares de festa e luas de prata

Vieste com encantos, vieste
Com beijos silvestres colhidos pra mim

Vieste com a natureza
Com as mãos camponesas plantadas em mim

Vieste com a cara e a coragem
Com malas, viagens pra dentro de mim
Meu amor

(Geraldo Azevedo e Ivan Lins)

Lemos diariamente nas várias redes de informação expressões com o seguinte teor:

Eles vinheram ontem.

Não nos cansamos de repetir que isso ocorre devido a falta de leitura em fontes seguras, como artigos, livros, jornais, produzidos por pessoas mais cultas.

A falta do método da conjugação verbal através de exercícios escolares também contribui com erros desse quilate.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A má fortuna nunca foi louvada.