Terreiro
Espaço de terra, plano e largo. Local onde se realizam cultos afro-brasileiros. (Soares Amora)
Espaço de terra livre, largo e plano. Lugar onde se celebram cerimônias de feitiçaria. (Antenor Nascentes)
Terreno plano que fica junto da casa: quintal. Ex.: As crianças brincam no terreiro. Casa de oração de religião de origem africana. (Geraldo Mattos)
O espaço em torno da casa capinado e limpo. Ave do terreiro: ave doméstica. (Glossário Paraense, de Vicente Chermont de Miranda)
Local amplo, plano, que se estende pela frente da casa residencial. Onde se abrem as esteiras para o feijão secar. Há a expressão "tirar a terreiro" com o sentido de provocar, de se enxerir. De se exibir. (Calepino Potiguar)
Espaço de terra plano e largo; praça; terraço; largo ao ar livre onde há folguedos e cantos ao desafio; nome dado aos locais em que se celebra o culto da macumba afro-brasileira; esplanada. (Silveira Bueno)
Espaço de terra despejado, largo e plano. Local em que se celebram os cultos afro-brasileiros. (Antônio Houaiss)
Em "Cazuza", de Viriato Corrêa, encontramos as seguintes passagens com a palavra terreiro, quando o narrador fazia referência à Semana Santa:
Até a quinta-feira, a vida é mais animada que nos outros dias. As crianças brincam livremente nos terreiros. De manhã à noite, à sombra das árvores, há uma algazarra de pássaros soltos. {...}
Ninguém sai do seu terreiro. Não se visita ninguém. Fica-se em casa, recolhido, para não perturbar o "jejum".
A palavra "terreiro" está no primeiro sentido dado em todos os dicionaristas pesquisados.
Hoje, terreiro nesse sentido é pouco conhecido por esta geração de menos de trinta anos, talvez. Com exceção dos moradores das zonas rurais, poucos a conhecem, tendo em vista que nossas casas, muitas vezes nem quintais têm ou frente de casa com "terra". Daí o nome terreiro. Hoje é asfalto ou chão revestido de pedras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário