domingo, 20 de julho de 2025

REGISTOS DE DOMINGO

HUMOR

- Com este frio e não usa suéter? Não sente frio, amigo?

- Frio, eu tenho. O que não tenho é suéter.

(Seleção de Antônio Scotta/Vitória/ES - Folhinha Sagrado Coração de Jesus)

SOBRE O MEDO

"O medo é o mais antigo e fiel companheiro do homem, e é o medo que nos faz conhecer nossos limites e nos torna humildes." (Rachel de Queiroz)

"O Senhor é minha luz e minha salvação; de quem terei medo?

"O Senhor é quem defende minha vida; a quem temerei?" (Livro de Salmos - Bíblia - Tradução da CNBB)

LINGUAGEM

Houve uma discussão sobre o macarrão. O centro da discussão era se macarrão engorda ou não.

- Engorda.

- Não engorda.

No final da discussão, outro disse que quem engorda é a pessoa que come o macarrão.

No término da peleja, um resolveu a parada:

- Ao pé da letra, macarrão não engorda, mas a bela língua que falamos permite a expressão "macarrão engorda".  Isso é metonímia, pois há uma troca do da pessoa pelo produto. O efeito do comer macarrão produz um engordecimento. Pronto!

UM ESTUDO EM VERMELHO

Aos que gostam do gênero policial e investigativo, o ponto de partida é a leitura de Sherlock Holmes, personagem criado pelo médico escocês Arthur Conan Doyle. Suas histórias são empolgantes. 

As histórias são contadas por seu colega de quarto da Baker 221B, em Londres. Um colega que tornou-se parceiro de trabalho.

Em 1878, obtive meu diploma de doutor em medicina na Universidade de Londres e segui para Netley, a fim de fazer o curso prescrito para os cirurgiões do exército. Após completar meus estudos lá, fui devidamente incorporado ao Quinto Regimento de Fuzileiros de Northumberland como cirurgião assistente. Na época, o regimento encontrava-se estacionado na Índia e, antes que eu pudesse me juntar a ele, irrompeu a Segunda Guerra Afegã. Ao aportar em Bombaim, descobri  que minha unidade avançara pelos desfiladeiros e que já estava profundamente embrenhada no país inimigo. Segui, entretanto, na companhia de muitos outros oficiais em situação igual à minha, e alcancei Candaar em segurança, onde encontrei o regimento e, de imediato, assumi minhas novas funções.

A campanha trouxe honras e promoções a muitos; a mim, entretanto, não houve nada além de infortúnio e desastre. Fui removido de minha brigada e integrado aos Berkshires, com quem servi na batalha fatal de Maiwand. Ali, fui atingido por uma bala de mosquete jezail, que estilhaçou o osso e roçou a artéria subclávia. 

Aí temos o início do primeiro capítulo do "Estudo em Vermelho". Depois de encontrar o colega Sherlock, o narrador principia suas histórias sobre o mesmo e suas extravagâncias pessoais. Logo em seguida já começa a relatar os inúmeros episódios de um dos maiores personagens de histórias policiais de todos os tempos protagonizadas por alguém que ficou mais conhecido do que o próprio autor.

A geração dos 30 anos abaixo pouco conhece as histórias através da literatura escrita. Conhecem através do cinema que já rendeu muito dinheiro com o personagem Holmes ou apenas Sherlock.

SAÚDE

Como vai? Tudo bem
Apesar, contudo, todavia, mas, porém
As águas vão rolar, não vou chorar
Se por acaso morrer do coração
É sinal que amei demais (...)
Quero mais saúde 
(Trechos da música "Saúde" de Rita Lee e Roberto de Carvalho)

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

Apressa-te devagar.