domingo, 1 de maio de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

O reformador do mundo - Monteiro Lobato

Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de botar defeito em todas as coisas; o mundo para ele estava errado e a Natureza só fazia tolices.

- Tolices, Américo?

- Pois então?! Aqui neste pomar você tem a prova disto.

Lá está aquela jabuticabeira enorme, sustentando frutas pequeninas e mais adiante, vejo uma colossal abóbora, presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas (punha as jabuticabas na aboboreira e as abóboras, na jabuticabeira). Não acha que tenho razão?

E assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.

- Mas o melhor - concluiu - é não só pensar nisso e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?

E Américo Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acaba mais, estirou-se de papo para o ar, à sombra da jabuticabeira.

Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo, inteirinho reformado pelas suas mãos. Que beleza!

De repente, porém, no melhor do sonho, plaf! Uma jabuticaba cai do galho e bem em cima do seu nariz.

Américo despertou de um pulo. Piscou, piscou, meditou sobre o caso, e afinal reconheceu que o mundo não estava tão mal feito como ele dizia. E lá se foi para casa refletindo:

- Que espiga!... Pois não é que se o mundo tivesse sido reformado por mim, a primeira vítima teria sido eu mesmo? 

Eu, Américo Pisca- Pisca, morto pela abóbora, por mim posta em lugar da jabuticaba? Hum!!! Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está. Está muito bem. E Pisca-Pisca lá continuou pela vida a fora, mas desde então não se atreveu mais a reformar coisa alguma! (Do livro "Pingos de leitura")

CHUVA DE ONTEM - 3mm

TEMPO BOM - Tempo nublado.

Nenhum comentário:

PELA FORÇA DO VENTO

Através da força do vento, as águas da barragem de Umari já ultrapassa a grande parede. Amanhã, enfim, poderemos ter a notícia esperada por ...