domingo, 12 de março de 2023

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

MANUAL DO BOM BALCONISTA

Sempre, sempre, depois de o cliente pagar, não se esquecer de dizer "obrigado" ou um "muito obrigado". Mesmo o cliente sabendo que é uma formalidade, o agradecimento é importante. Ele poderia ter comprado em outro lugar, mas está ali.

QUEM SE LEMBRA?

Maternidade - Maternidade, como substantivo comum é verbete de fácil compreensão: Estado ou qualidade de mãe. Estabelecimento hospitalar que se destina a parturientes.

A maternidade - Quando se trata de A maternidade, o sentido é mais amplo, profundo. É o que foi, durante vários anos, a Maternidade Maria Zuleide

A maternidade era situada - hoje ainda existe o prédio - na Avenida Getúlio Vargas, centro. Prestava serviços em partos, mas também servia como hospital da cidade. Diversos médicos e até dentistas serviram ali.

Hoje o ponto é comercial. Funciona açougue, loja de celular, casa de jogo e oficina.

IDEIAS DE PIERLUIGI

Como se tornar mais inteligente? 

O que é inteligência?  É uma qualidade de nosso cérebro um pouco difícil de definir. Numa primeira tentativa, poderíamos compreendê-la como a "habilidade em descobrir regras", mesmo que elas estejam ocultas. Um exemplo: Se alguém lhe fornecer a sequência: 1,3,5,7,9,... e perguntar o que colocar no lugar das reticências (...), com certeza, você responderá 11!

Agora, se alguém perguntar "por que 11?", você poderá dar várias respostas. Uma delas seria: A sequência é de números ímpares e o próximo ímpar, depois do 9, é o 11.

Note que a explicação do "porquê" depende de conhecimento, enquanto o fato de responder 11 depende da inteligência.

Talvez você acabe descobrindo que, por exemplo, não conversar durante a aula e prestar atenção no que o professor está explicando, por incrível que pareça, faz com que você entenda melhor o assunto (incrível, não é?); ou, talvez, depois de levar vários "foras", você acabe descobrindo qual a melhor regra para arrumar um namorado.

Essa habilidade é o que costumamos chamar de inteligência, virtude que, como estamos vendo, pode ter vários aspectos. (Do livro "Aprendendo inteligência", de Pierluigi Piazzi)



Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.