As regras da língua portuguesa vão mudar. Há uma forte previsão para o próximo ano. O blog vai aos poucos fazendo alguns comentários dessas mudanças. A primeira é a do hífen.
HÍFEN
Antes de muita gente ter aprendido a regra do uso do hífen, teremos algumas mudanças não tão fáceis de entender. Vejam alguma delas. Não se usará mais:
A) Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista".
B) Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"
Divulga a cultura e a linguagem da cidade, além de produção textual como contos, crônicas, poesias. Comento os fatos, conto histórias. Vez por outra posto notícias.
domingo, 20 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PROVÉRBIO
A pobre não prometas e a rico não devas.
-
A expressão acima serve para ilustrar momentos em que as coisas vão arrochar, complicar-se, chegou a hora da onça beber água e outras expre...
-
As aulas da restauração Aprendemos dos nossos pais desde crianças que o nosso mundo algum dia, de alguma maneira terá fim. Eles nos ensinara...
-
A história de Camonge que segue foi enviado pela leitora Alaine Vidal: Meu pai me contava, e conta até hoje, as histórias de Camonge que são...
Nenhum comentário:
Postar um comentário