sábado, 15 de agosto de 2009

INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE UPANEMA

COBRANÇA

Por Júlio Pinheiro

Os prefeitos do Rio Grande do Norte continuam buscando pressionar o Governo Federal para que sejam definidos os valores dos repasses da União para os municípios tratarem de questões referentes à Saúde.
Na segunda-feira (16), gestores e bancada federal potiguar discutirão, entre outros temas, aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 29.Atualmente, há um entendimento de que os investimentos na Saúde devem ser de, no mínimo, 8% do orçamento União, 12% dos recursos dos estados e 15% de toda a receita dos municípios.

No entanto, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio (PP), afirma que municípios e estado são obrigados a investir bem mais do que os valores pré-definidos devido ao não cumprimento do percentual por parte da União.De acordo com Benes Leocádio, a PEC 29 será fundamental para obrigar o Governo Federal a cumprir os percentuais do repasse. “Esse é um dos principais temas da nossa reunião. Precisamos da regulamentação porque os orçamentos dos municípios estão cada vez mais apertados”, explicou.Outros pontos que serão discutidos durante a reunião com a bancada federal na próxima segunda-feira (16) também são desdobramentos da marcha dos municípios, realizada em Brasília. Os prefeitos vão pedir atenção dos deputados e senadores para a PEC dos Precatórios, a derrubada de veto parcial à MP 457 (renegociação de dívidas junto ao INSS), além dos problemas referentes aos lixões e matadouros dos municípios. A reunião ocorre em um salão de recepções de Natal às 10h da segunda-feira (16). Todos os parlamentares federais do estado foram convidados e a expectativa é que entre 60 e 70 prefeitos compareçam ao evento.

A prefeita de Upanema, Maristela Freire, confirmou presença nesse evento e disse que vai cobrar a liberação de recursos para ampliação da Unidade Mista de Saúde, uma de suas bandeiras de campanha. Inicialmente, as emendas do deputado Henrique Eduardo e do senador Garibaldi Alves, que totalizam R$ 750.000,00 eram destinadas para construção de um novo hospital, mas, em virtude do Ministério da Saúde está com a política de não liberar mais recursos para novos hospitais, e sim, ampliar os já existentes, será feita a mudança para ampliação da Unidade Mista de Upanema. Outra reivindicação será cobrar a emenda para construção de um aterro sanitário equipado com máquinas e usina de beneficiamento do lixo.

FONTE: Com informações do Nominuto.com

Enviado por Anaximandro Eudson da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Upanema.

Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...