domingo, 9 de agosto de 2009

MEU CADERNO DE ANOTAÇÕES

SOBRE O DIA DOS PAIS

Coincidentemente o dia dos pais do ano de 1992 caiu também no dia 9 de agosto.

Naquele dia eu escrevia no meu caderinho de anotações um comentário meio assim desabafatório. Também não tinha a menor ideia de algum dia ser pai. Não sabia também que num futuro bem próximo - em 1995 - seria pai pela primeira vez.

Passa desapercebido esse dia para muitos. Dia dos pais. Pequena homenagem daqui e dali. Em sua homenagem alguns dão presentes, outros apenas beijo ou um abraço.

Sendo pequeno o movimento em torno do dia, o comércio vende pouco e não fatura como no dia das mães. Não posso entender porque tanta idolatria à mãe e tão pouca para com o pai. Não justifica o que dizem os ideólogos da "mãe divina", que cuida do filho sem reservas, mas esquecem dos pais que carregam o peso da responsabilidade de levar adiante a administração do lar. Se há mães responsáveis e defensoras do filho, o mesmo aplica-se aos pais.

Não tenho experiência própria, mas acredito que é compensador ser pai, apesar dos pesares.

Explico-me: apesar dos desafios de nossa época e do elevado custo de vida, ser pai não é a pior coisa do mundo.

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.