quinta-feira, 9 de maio de 2013

A PALAVRA CIDADANIA

A palavra cidadania tem um significado polissêmico que nem os dicionaristas ainda não fecharam seu sentido. Sei que é palavra da moda também. Quem não pronunciar ou não souber um pouquinho do que seja cidadania, já está na hora de ir ao dicionário, de preferência um moderno. Com certeza, não sairá de lá entendendo muita coisa.

Só sei que a cidadania envolve muita coisa, desde uma reivindicação por direitos até o respeito ou a falta deste pelo outro. 

Desrespeitamos e até tiramos a cidadania do outro quando praticamos pequenos atos de malandragem, como aquela de passar adiante do outro numa fila do banco. Outro exemplo perfeito é aquela do troco errado que o bodegueiro "lesado" e "besta" passou. "Ele deu com as próprias mãos". Ou então: "Oba, agora é meu!"

A prática acima descrita é grave não só pelo ato, mas pela brecha que abre para práticas maiores no futuro. É o erro que poderemos praticar através de precedentes menores. No futuro a pessoa poderá ocupar um cargo alto ou médio. Então, se ele não se cuidar, fará "loucuras". Aí os outros irão se queixar dele!

 

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.