Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. (O que é Educação - Carlos Rodrigues Brandão)
Educação aí é mais instrução informal, dada dentro ou fora da escola.
Para melhor compreender educação, precisamos diferenciar de ensino formal, feito na escola. Este é que está em crise, e não a educação.
POR QUE É PRECISO APRENDER NOVAS PALAVRAS?
Para quem é estudante, professor, professor-estudante, jornalistas, palestrantes, oradores, e todos os que trabalham com as palavras necessitam conhecer muitas palavras da língua.
E quem é estudante e vai prestar exames como Enem, vestibular e concursos públicos precisarão muito mais por causa daquele negocinho complicado chamado redação.
Escrever a palavra inexorável num texto poderá fazer enormíssima diferença. E se souber pronunciá-la corretamente - para os palestrantes - a pessoa será muito bem vista pelos admiradores de pessoas cultas.
Não nos enganemos
Não nos enganemos. As pessoas menos cultas admiram aqueles que o são.
Inexorável se não fosse com x, seria escrito assim: inezorável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário