Reunião de cidadãos em lugar público para reivindicar alguma coisa ou ouvir candidatos a cargos políticos exporem suas plataformas. (Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras. Organizado por Evanildo C. Bechara)
Reunião pública de cidadãos para tratar de assuntos de interesse geral, ou em que um candidato a cargo eletivo divulga seu programa. Assembleia popular, entre os antigos romanos.
Comício relâmpago - Comício improvisado, geralmente em via pública, e que rapidamente se dissolve. (Aurélio)
Reunião de cidadãos com o fim de tratar de assuntos de interesse público ou de fazer propaganda eleitoral; assembleia popular entre os antigos romanos. (Silveira Bueno)
Os comícios de hoje não têm a mesma significação de ontem.
No passado, havia mais gente empolgada. A cada dia as pessoas não ligam para o que dizem - quando sabem dizer - os candidatos no palanque. A ampla divulgação nas redes dizem quase tudo do candidato. Uns ainda vão para lá foliar e beber. Não atentam para o que dizem lá em cima. Se disserem alguma coisa importante ou desimportante, constitui-se a mesma coisa.
Comícios também servem para medir o número de pessoas daquele lado. A história tem provado que nem sempre os comícios dizem o real das urnas.
Só é consultarmos a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário