sábado, 6 de junho de 2009

PARA QUEM AINDA NÃO VIU A MAIS RECENTE DIÇÃO DO JU

XAVIER COM X

- Como é o nome completo de Tiradentes?
- Joaquim José da Silva Xavier.
- Quem descobriu o Brasil?
- Pedro Álvares Cabral.

Houve uma época que perguntas como as que fiz e respondi acima eram café pequeno para qualquer estudante da 2ª ou 3ª série do primário. O tempo passou. Então alguns estudiosos começaram a questionar certos modos de ensino. Sobre isso, não tenho do que se queixar. Só me queixo porque eles fizeram uma propaganda grande dos métodos de ensino que iriam salvar as crianças do analfabetismo. Há quem defenda que não se deve ensinar o A, E, I, O U. Pode começar pelo i, depois o a, depois o u, o o e o e. Jogaram no lixo tudo o que era tradicional. Se é tradição, lixo!

O foco da crítica está na decoreba. Praticamente proibiram o ensino baseado em decorar fórmulas e respostas. O problema é que os meios de se ingressar em Universidades e concursos ainda são através de conhecimentos do que foi decorado através dos estudos.

Volto agora para Tiradentes. No tempo que aprendi sobre o homem que foi enforcado e esquartejado, ensinaram-se através de repetições e escrita do nome completo dele e de seu apelido.

Hoje fico escandalizado quando uma maioria esmagadora de meus alunos não sabem escrever meu nome corretamente. Uns perguntam: “Xavier é com ch ou x?” Outros acham mais cômodo errar e colocar “Chavier”. Outros nem sequer se arriscam.

De tanto os alunos perguntarem, fiquei enfezado e resolvi escrever este texto chato que agora concluo. Sempre que respondo a eles que meu nome começa com “x”, dou uma fórmula para eles assim: Vocês não aprenderam o nome completo de Tirantes? Não era Joaquim José da Silva Xavier (com x)?

E Pedro Álvares Cabral é com “c” ou com “k”?

Nenhum comentário:

CHOVE AGORA

Chove forte agora em Upanema.