quinta-feira, 16 de julho de 2009

ESCLARECIMENTOS DA PREFEITA

SOBRE MATÉRIA DA GAZETA DO OESTE

A prefeita de Upanema, Maristela Freire, vem a público esclarecer algumas informações publicadas no Jornal Gazeta do Oeste de hoje, através de matéria elaborada pelo SINDSERPUP. Na grande maioria, as informações não condizem com a realidade apresentada pela atual administração, no que se refere ao intuito de discutir alguns pontos que podem melhorar a vida de nossos funcionários. Entendemos que a população precisa saber o que realmente está acontecendo nesse processo de negociação, entre o sindicato e a prefeitura. Entendemos também que a população está consciente da realidade financeira do município, do Brasil e do mundo, mas caso alguém tenha alguma dúvida, basta procurar a Controladoria Geral do município e solicitar a documentação necessária para saber como anda a arrecadação e os gastos do município. Não é, nem nunca foi intenção da prefeita Maristela se negar a conversar com o sindicato, ou outra entidade, órgão ou instituição do município. Para esclarecer como a prefeitura está agindo nessa situação e para que a população possa discerni quem está agindo de forma correta e com interesse em realmente resolver os problemas existentes, passamos a algumas explicações importantes:

1º - A prefeita discorda da afirmação de que ela não quer cumprir o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS), pois está contemplada no seu plano de governo a implantação e a melhoria no plano. Mas, o atual PCCS foi aprovado de forma ilegal, através de uma manobra política na legislatura passada. “Temos intenção sim de cumprir o plano, mas do jeito que está não temos aval jurídico, nem financeiro para por em prática”, afirma.

2º - Com relação ao problema da titulação, esse é um tema que até mesmo os professores divergem entre si. “Esse é um problema que temos que resolver em parceria com o sindicato, pois as modificações pedidas deverão afetar financeiramente alguns professores. É preciso que o sindicato também assuma a responsabilidade quando fizermos a revisão no Plano de Carreira do Magistério”, explica.

3º - A prefeita Maristela diz estranhar a afirmação de que a prefeitura está negando a licença-prêmio para funcionários com direito ao beneficio. Segundo ela, existem funcionários que tem direito a mais de uma licença-prêmio e, que tem esse direito desde outras administrações. Foi feito um acordo com sindicato na última reunião, onde o departamento de Recursos Humanos ficou responsável pelo levantamento da atual situação e gradativamente fosse concedendo os pedidos de licença. “Não podemos conceder todas as licenças ao mesmo tempo, pois ficaríamos com sérias dificuldades de administrar o município, devido à falta de funcionários em órgãos vitais para administração”, declara a prefeita.

4º - A prefeita confirma que o repasse do imposto sindical está atrasado. O motivo segundo a prefeita, é o remanejamento dos recursos para o pagamento da folha do funcionalismo público. “Sabemos que eles têm direito, mas entre pagar o sindicato em dia e o funcionalismo, eu prefiro o funcionalismo e tenho certeza que o sindicato também”, afirma. Com relação ao repasse do imposto da administração passada, a prefeita se comprometeu a negociar com o sindicato na reunião marcada para o último dia 13 de julho. Infelizmente, o sindicato não compareceu no horário marcado, nem avisou o motivo do atraso. Segundo a prefeita, não é a primeira vez que isso ocorre. Na primeira reunião realizada com o sindicato nesse ano, os sindicalistas atrasaram o início da reunião em mais de uma hora, em virtude da espera pelo sindicalista mossoroense Aldeírton Pereira, que ainda não tinha chegado a Upanema. “Não tivemos problemas, pois fomos avisados do atraso. Na última segunda, não fomos avisados do motivo e infelizmente tínhamos uma agenda a cumprir”, informa.

5º - Quanto a Guarda Municipal, a prefeita afirma que todas as reivindicações da categoria estão sendo atendidas, inclusive foi disponibilizado um veículo para o patrulhamento noturno e em breve a compra de duas motos e rádios transmissores.

A prefeita Maristela afirmou também que não tem nenhuma dificuldade em conversar com o sindicato, pois ela acredita que está fazendo o que é possível para melhorar a vida de todos os funcionários da prefeitura. Ela comenta que a situação financeira vivida pelo município de Upanema e pelos municípios de todo o Brasil está sendo mostrada pela imprensa todos os dias. Ainda segundo Maristela, a melhoria salarial é uma das medidas a serem tomadas pela atual administração, mas com responsabilidade financeira, afirma a prefeita. “Temos tomado medidas duras e antipáticas para tentar cumprir nossos compromissos com o funcionalismo e nossos fornecedores que também são responsáveis pelo funcionamento da máquina administrativa”, explica.

Na próxima segunda, sindicato e prefeitura vão sentar novamente para discutir os assuntos relacionados a categoria.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.