sábado, 28 de setembro de 2013

CAMPO DE AVIAÇÃO

As duas perguntas a seguir foram feitas quando nas festividades dos 60 anos de emancipação política de Upanema um avião fazia acrobacias no ar.

Primeira: Upanema já teve pouso de avião?

Segunda: Se teve, onde era?

Depois de indagar algumas pessoas mais velhas do que eu, apurei o seguinte:

Umas me disseram que Upanema teve um campo de aviação e era localizado nas imediações do cemitério, mais precisamente onde está sendo construído o complexo cultural. Para ser mais exato, onde foi o estádio Calazans Freire.

O campo era bastante grande a ponto de começar ali próximo ao comércio de Jeová e se estender até a Rua Augusto Pinheiro.

Algumas pessoas deram notícia de que foi nos anos 70, na primeira gestão de Luiz Cândido Bezerra que vieram pessoas eminentes da poítica estadual, assim como Dix-Huit Rosado e Vingt.

A leitora do face Gerimar Pereira diz que se lembra: "As crianças faziam festa".

E POR QUE ACABARAM?

É uma pergunta de leitor jovem.

Quem se aventurar a responder, certamente vai se valer da subjetividade, já que não há uma resposta objetiva.


O tal campo já não existe há mais de trinta anos, se nos valermos de uma informação histórica, que é a construção dos primeiros conjuntos residenciais - COHAB e IPE. Eles foram edificados no comecinho dos anos 80.

Um comentário:

Carlos Lopes disse...

Xavier Na inauguracao da praca padre Adelino veio um brigadeiro da Aeronautica trazido por Luiz Candido. NA casa de papai tem uma foto da chgada dele no campo de aviacao. O prefeito era Antonio Lopes.

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...