domingo, 27 de outubro de 2019

QUEM SE LEMBRA?

TOCO DE CIGARRO


"Liroca tirou um toco de cigarro de trás da orelha, prendeu-o entre os dentes e, esquecido de acendê-lo, ficou olhando para o céu." (Trecho de "O continente", da obra grandiosa O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, página 12)

A história do início do Rio Grande do Sul é bastante longa. Foi dividida pelo autor em três partes: o continente, O retrato e O arquipélago.

No fragmento que destaquei, Liroca, um maragato destemido e macho, me traz à lembrança um senhor que conheci na meninice, entre a Carnaubinha e Baixa do Juazeiro, ele muito novo ainda, talvez uns trinta anos e eu, dez ou menos. O senhor da minha lembrança não tinha nada de seu Liroca a não ser colocar a piúba do cigarro por trás da orelha. A bem da verdade, nunca o vi fumando. Uma das marcas daquele senhor era ter aquele hábito.

Aquele senhor faleceu há uns dois anos atrás. Sem letras, sem estudo - nunca conheceu a história de seu Liroca - e nunca manejou uma arma. Mas vejam só: como os humanos, mesmo longe do outro, têm hábitos idênticos. Certamente Érico Veríssimo conhecia uma pessoa de carne e osso como a que eu conheci na zona rural de Upanema.  

Quem se lembra de alguém que usava ou ainda usa toco de cigarro de trás da orelha?



Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...