sexta-feira, 31 de julho de 2020

QUARENTENA

Quarentena é um período de quarenta dias.

Tempo (originariamente de quarenta dias) que os viajantes procedentes de lugares infestados por doenças contagiosas devem conservar-se incomunicáveis em local apropriado (hospital, lazareto, navio), antes de desembarcarem. A primeira quarentena foi provavelmente a imposta por Veneza em 1374 contra os viajantes suspeitos de contágio pela peste bubônica. Hoje, com o uso da vacinação, raramente se recorre à quarentena, que, por outro lado, teve sua duração reduzida de acordo com o período de incubação da moléstia, indo de 5 dias para a cólera até 14 dias para o tudo exantemático e a varíola. (Enciclopédia Brasileira Globo, 1977, vol. 9)

Na época em que foi escrito o texto acima, provavelmente não se usava a expressão "isolamento social" no sentido que temos hoje. Os meios de comunicação mais rápidos eram o rádio e o jornal. Os meios de contaminação de país para país também eram mais lentos que hoje. Um outro mundo, enfim.

Quarentena hoje toma um sentido mais amplo. Pode ser um período muito além de quarenta dias. Já estamos agora há mais de cento e trinta dias e ainda chamamos de quarentena. 

Que linda língua rica a nossa!
Outros preferem chamá-la de difícil.

Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...