domingo, 5 de julho de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

QUEM SE LEMBRA?

Alguém se lembra das mangas de lampião?

Lampião havia em poucas casas. Lamparina era certo. Lampião, não!

POESIA

(in)correspondido

Deveria ser proibido
Amar sem corresponder
 Ou oferecer todo afeto
Sem o mínimo receber.

Pouparia-me da dor
Da saudade e ilusão
E tornaria exultante  
O meu triste coração.

Mas meus olhos insensatos
Que da alma são porões
Prendem-me às armadilhas 
Das efêmeras paixões. (Júlia Costa)

SAÚDE

•Movimente-se bastante, pois movimento é vida. Não fique parado.

•Durma um sono tranquilo de 7 a 8 horas por noite. Não tome soníferos.

•Não use botas de borracha nos pés no sol quente, pois prejudica os rins, os nervos, porque é impermeável.
(Conselhos de Jaime Bruning)

PROVÉRBIO

Coisa ruim não acaba logo de vez.

EXPRESSÃO DO UPANEMÊS

Avalie uma coisa dessa! Expressão que pode denotar indignação, espanto ou tristeza.

Ave Maria! Interjeição usada para muitas situações: espanto, tristeza, alegria, apreensão.

TEXTO ANTIGO

Solução econômica

(Do livro Português Dinâmico, sétima série)

Um editor estrangeiro conta o caso de um romancista de folhetim, que escrevia romances e artigos a tanto por coluna, e que, sendo uma vez incumbido de escrever um romance nessas condições, para uma revista semanal, compôs uma obra muito interessante, mas cuja publicação levou muitas semanas, pois tinha passagens como a seguinte:

- E tu o ouviste?
- Com certeza.
- Como?
- Através da parede.
- Quando?
- Hoje.
- Portanto, ele está vivo.
- Está.
- Ah!

O editor mandou chamá-lo e disse-lhe:

- Daqui em diante, pagar-lhe- ei o romance por letras e não mais por linhas. O senhor receberá tanto por mil letras.

O romancista, com cara de quem comeu e não gostou, retirou-se; mas, já no capítulo imediato da história introduziu um novo personagem gago e, assim, pôde encher o capítulo de passagens como esta:

- C-c-c-creia n-n-no q-q-que lhe d-d-digo: eu não sou o c-c-criminoso. F-f-foi m-m-minha m-m-mãe q-q-quem c-c-cometeu o C-c-c-crime.

JACINTO CARLOS

Jacinto Carlos, falecido ontem pela manhã, foi entrevistado pelo Jornal de Upanema em agosto de 2004. Ele nasceu em 3 de julho de 1921. Tinha, portanto, 99 anos.

O assunto da entrevista foi sobre sua convocação para defender o Brasil na Segunda Guerra Mundial que terminou em 1945.

Algumas partes da entrevista

JU: Como ficou sabendo da convocação?
Jacinto: Eu fui sorteado por Mossoró, porque tenho registro em Mossoró. E depois eu fui por Campo Grande também. Mas eu tava lá. Então eu soube da convocação pelo rádio em 1942.
JU: Quantos anos o senhor tinha?
Jacinto: Eu acho que eu não tinha nem vinte.
JU: A família do senhor quando soube da convocação teve alguma preocupação?
Jacinto: Teve. Muitos queriam que a gente não fosse. Muitos se escondiam. Eu disse: Quem, eu? Eu vou.
JU: Como foi a viagem a Mossoró para se apresentar?
Jacinto: Eu fui a cavalo. Então eu fui, me apresentei, voltei para Upanema e aqui peguei um transporte para ir para Angicos, pegar o trem. Dormimos lá, e no outro dia cheguei em Natal de noite. Chegando lá, o povo do exército já estava esperando a boiada pro quartel.
JU: O senhor foi para o quartel.
Jacinto: Eu me apresentei no 16° RI. Lá eu passei um ano e sete meses. De lá fui para Recife, Caruaru, oito meses, e fui até o Rio de Janeiro. Depois voltei para Caruaru, Natal. Aí fui guarnecer as praias Ponta Negra, Pirangi. Foi o tempo que a guerra terminou.
JU: Então o senhor quase chegou a ir para a Itália.
Jacinto: Sim. Eu fiz todos os exames. Fiz tudo. A qualquer momento podia ir. Agora eu acho que eu não fui porque tinha gente demais na minha frente. Tinha gente que queria ir sem estar na vez.

HUMOR

Cambaleando, o bêbado pergunta a um homem:
- Por favor, quantos galos tem na minha cabeça?
O homem olha bem e diz:
- Vejo três galos, mas  porquê?
- É que estão faltando apenas dois postes para chegar em casa. (Da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)













Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.