domingo, 18 de junho de 2023

DOMINGO

ANOTAÇÕES DE CÂMARA CASCUDO 

Trapiazeiro - O engenheiro-arquiteto Herculano Ramos residiu muitos anos em Natal, construindo edifícios públicos e, sobretudo, sendo o arborizador da cidade, devastada pela incurável dendrofobia prefeitural subsequente. Vendo Herculano transplantar um alentado trapiazeiro para diante da residência de Olímpio Tavares, princípios da então Sachet, o capitão Brito apostou, em 1910, as próprias barbas contra o bigode de Herculano Ramos, como a planta sucumbiria dentro de um ano. Herculano deixou Natal em 10914 e o trapiazeiro continuou forte e virente. Sabendo que o engenheiro passava para o Ceará, o capitão Brito foi a bordo, entregar-lhe as barbas, perdidas na aposta. Tudo se transformou em abraços e cerveja Porter, no bar do navio. O trapiazeiro veio até 1930 quando foi abatido às machadadas, com intuitos de embelezamento urbanístico. (O tempo e eu, página 65)

NOSSO TRAPIAZEIRO - Havia, em nossa casa da Lagoa Seca, bem no quintal, um trapiazeiro. Chamávamos o pé de trapiá, em referência à fruta.

ORIGEM DE TRAPIÁ - Planta da família das caparidácias, também chamada catauri. Do tupi tarapi'a. (Dicionário etimológico Nova Fronteira)

A MARAVILHOSA INTERNET 

Oferece às pessoas presentes a oportunidade de rever o que viu e ver o que nunca viu.

NO ENTRETANTO

Não é todo mundo que sabe controlar os instintos da grande rede. Jovens e velhos - não necessariamente nessa ordem - de todas as idades estão perdendo a visão e o tempo com besteiróis de todos os tamanhos e matizes.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A continuação em tudo vale muito e o tempo descobre o melhor.