Divulga a cultura e a linguagem da cidade, além de produção textual como contos, crônicas, poesias. Comento os fatos, conto histórias. Vez por outra posto notícias.
sábado, 30 de setembro de 2023
QUE PALAVRA!
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
quinta-feira, 28 de setembro de 2023
QUOTIDIANAMENTE
quarta-feira, 27 de setembro de 2023
NO PAPEL É BEM MELHOR
Na modernidade, quando queremos fazer registros escritos, optamos pelos aparelhos celulares, notebooks, tablets.
Confesso que acho meio insosso ler em cima de plataformas. Acho melhor folhear, sentir o cheiro das folhas. Essa sensibilidade é sentida por muita gente.
E essa muita gente engrossa a cada dia o número. São pessoas que experimentaram ler em plataformas, mas resolveram voltar para o que é há não sei quantas dezenas, centenas de anos.
terça-feira, 26 de setembro de 2023
LEITORES E NÃO-LEITORES
segunda-feira, 25 de setembro de 2023
QUESTÃO DE ORTOGRAFIA - ÚMIDO E HÚMIDO
Úmido e Húmido
Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra certa é úmido e não húmido.
Informa o site Soportugues que no Brasil, as palavras corretas são "umidade" e "úmido", ambas sem o h. Já em Portugal, são usadas as palavras "humidade" e "húmido".
Logo, as duas grafias (com e sem h) existem na língua portuguesa e estão corretas, porém uma é usada no português brasileiro e outra no português europeu.
O site Portal da língua portuguesa nos informa o seguinte:
húmido - adjetivo
hú·mi·do
Portugal
Masculino/feminno: húmido - húmida
Singular/plural: húmidos/húmidas
Flexiona como : lindo
forma nominal : humidade
advérbio : humidamente
variante AO de : úmido ( Brasil)
domingo, 24 de setembro de 2023
DOMINGO
ESSE SUBSTANTIVO ABSTRATO
Sintoma agudo ou crônico caracterizado por sensação sensorial e emocional incômoda, em que pode haver lesão tecidual real ou virtual.
Localizada ou difusa na região do abdome, podendo variar de intensidade e qualidade (pontada, cólica, queimação etc).
Também denominada cefaleia, pode ocorrer isoladamente como manifestações de um complexo sintomático agudo, como a enxaqueca (cefaleias primárias), ou pode fazer parte de uma doença em desenvolvimento, como infecções, neoplasia cerebral ou sangramentos intracranianos (cefaleias secundárias).
Também denominada odontalgia, é a dor originada no dente, ou ao redor dele.
Dor na região auricular (otalgia). Causada por doenças no próprio ouvido (causa otológica) ou por doenças e/ou distúrbios em outras estruturas orgânicas próximas ou mais distantes do ouvido (causa não otológica).
Decorrente de tensão/contração dos músculos ou ligamentos da região lombar (coluna lombar), caracterizada por dor ou rigidez na região baixa das costas, próxima à região sacral. (Dicionário de termos médicos, enfermagem e radiologia)
DOR É BOA
A arma explodiu, o diretor sentiu um calor escaldante quando a bala se alojou em seu estômago. Caiu para a frente... lutando contra a dor. Vagarosamente rolou de barriga para cima e lançou um olhar vidrado ao seu atacante, do outro lado das barras. [...]
— A dor é boa, monsieur — disse o homem.
Depois se foi. (Trechos de "O código da Vinci", de Dan Brown. Quem disse que a "dor é boa" foi o personagem Silas, algoz de Jacques Saunière, curador do museu do Louvre)
UM ALGO ABSTRATO
A dor é um substantivo abstrato que incomoda. Não existe dor sem que exista alguém com dor. Eis o melhor conceito para o substantivo abstrato.
sábado, 23 de setembro de 2023
QUE PALAVRA!
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
COMO PESSOAS
ONDA
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
ESTUDAR POR FORA
terça-feira, 19 de setembro de 2023
DICA GRAMATICAL
ATRÁS DA CORTINA
segunda-feira, 18 de setembro de 2023
DE BESTAS E BESTEIRAS
domingo, 17 de setembro de 2023
DOMINGO
DESCOBRIMENTO DE UPANEMA
Padre Adelino de Brito Dantas fez algo parecido com Pedro Álvares Cabral em relação ao Brasil: um descobridor. Foi ele que deu a este lugar um status de povoado.
Foi por causa dele que a vila tornou-se cidade depois de alguns anos.
AS TIAS DE CÂMARA CASCUDO E UPANEMA
Num parágrafo do livro "O tempo e eu", Câmara Cascudo fala de suas tias e sua relação com as cidades:
Tudo para elas era o passado e móvel e presente. A geografia era outra. Os nomes de outrora continuavam contemporâneos. Caicó era Príncipe, Martins, Maioridade, Upanema, Rua da Palha, Açu era Princesa, Natal era Rio Grande. Somente os rios e as serras guardavam a legitimidade denominadora. Nenhum município tinha nome de gente. Todos os homens e mulheres, tornados poeira tumular, continuavam vivendo, amando, intrigando, namorando, dançando, fazendo ciúmes à vovó e risos a Tia Naninha, que era donzela.
As tias de Cascudo viveram entre o final do século XIX e entrando bem no século XX. Com certeza, bem informadas da geografia do Estado, sabia aqueles nomes pelos livros ou pela boca seus ancestrais.
Upanema como Rua da Palha não podia ser esquecida na região, se considerarmos que os parentes de Cascudo são de Campo Grande, cidade vizinha.
sábado, 16 de setembro de 2023
UM DIA HÁ SETENTA ANOS
QUE PALAVRA!
sexta-feira, 15 de setembro de 2023
quinta-feira, 14 de setembro de 2023
quarta-feira, 13 de setembro de 2023
ARAGEM
terça-feira, 12 de setembro de 2023
LIÇÃO DE PORTUGUÊS
Acento gráfico e acento tônico
Acento gráfico é um sinal diacrítico que se usa, em casos especiais, sobre a vogal da sílaba que é pronunciada com mais força ou relevo.
Gramática. A sílaba má leva um acento gráfico e torna a palavra proparoxítona.
Acento tônico é, precisamente, este maior relevo ou força com que se pronuncia uma sílaba a que se dá o nome de tônica, em oposição à sílaba mais fraca, chamada de átona. (Dicas do Português série Instrumental, de José Adriano e José Ricardo).
Cidade. A sílaba da não leva acento tônico, mas átono.
segunda-feira, 11 de setembro de 2023
MANEIRAS DE APRENDER
A pesquisa na fonte é sempre melhor.
As enciclopédias, os dicionários, eram as fontes de pesquisa até os anos 90.
Já agora, tudo está na grande rede, mas há muita gente que ainda não conseguiu ser mais estudioso do que os dos tempos passados. Seria por que não estão garimpando de maneira correta o tesouro que é a grande rede?
domingo, 10 de setembro de 2023
DOMINGO
RAZÕES APRESENTADAS PARA NÃO LER
Acionados para ler, detectamos em grande dos alunos uma coisa que só pode ser preguiça ou falta de costume e disciplina.
Outras razões - O uso excessivo do celular engessou as mentes das pessoas a ponto de não dá lugar a outra coisa a não ser fazer aquilo.
sábado, 9 de setembro de 2023
QUE PALAVRA!
sexta-feira, 8 de setembro de 2023
RECORDAÇÃO DO SETE
quinta-feira, 7 de setembro de 2023
quarta-feira, 6 de setembro de 2023
LIÇÃO DE PORTUGUÊS
terça-feira, 5 de setembro de 2023
SOL AMARELÍSSIMO
segunda-feira, 4 de setembro de 2023
VOLUME DA NOSSA BARRAGEM
Dados de 28 de agosto informam o volume atual da barragem de Umari, oficialmente "Barragem Jessé Pinto Freire", em Upanema:
Dos 292,81 de metros cúbicos, temos 263,25 e 89,90%.
Informações da Ana: www.ana.gov.br
QUEM É O HOMEM?
domingo, 3 de setembro de 2023
DOMINGO
sábado, 2 de setembro de 2023
QUE PALAVRA!
sexta-feira, 1 de setembro de 2023
TORRES
Torres por todos os lados nos dizem poderemos ter chuva ainda hoje ou isso pode não significar nada. Torriame era o nome que ouvia dos mais ...
-
A expressão acima serve para ilustrar momentos em que as coisas vão arrochar, complicar-se, chegou a hora da onça beber água e outras expre...
-
As aulas da restauração Aprendemos dos nossos pais desde crianças que o nosso mundo algum dia, de alguma maneira terá fim. Eles nos ensinara...
-
A história de Camonge que segue foi enviado pela leitora Alaine Vidal: Meu pai me contava, e conta até hoje, as histórias de Camonge que são...