sábado, 23 de setembro de 2023

QUE PALAVRA!

Triaga

Variante de teriaga.

Do grego theriaké, atr. do latim theriaca. Medicamento de composição complicada, que os antigos empregavam contra a mordida de qualquer animal venenoso. Remédio caseiro. Coisa  de sabor amargo. (Dicionário Aurélio Revisado)

Medicamento que os antigos empregavam contra a mordida de qualquer animal venenoso. Do latim tardio theriaca derivado do grego theriake. (Dicionário etimológico nova fronteira, de Antônio Geraldo da Cunha)

Teriaga; remédio caseiro amargo. (Silveira Bueno)

O nome teriaga se deve a Nicandro de Colofônia, o qual o derivou de therion, animal feroz. Quiçá por causa das víboras secas que entravam na composição desse suposto antídoto. Ou talvez por ser este empregado, dentre outros, também no tratamento de mordidas por animais peçonhentos, hoje dito venenosos. (Oswaldo de Oliveira Riedel, em pesquisa sobre venenos e antídotos em Os Lusíadas).

Curam-no às vezes ásperas triagas. (Camões). Citado pelo Dicionário das dificuldades da língua portuguesa, de Cândido Jucá Filho.

A medicina era precária. O almirante Fernão de Magalhães, que deu a volta ao mundo em 1519, tinha 65 drogas na farmácia. Uma delas era a teriaga, planta usada tanto contra verminoses e flechadas. Antes da aplicação, a ferida era queimada e regada com urina. (super.abril.com.br)




Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

Comigo não, violão !