TEMPO - Sol firme, céu limpo e azuzinho, azuzinho.
HISTÓRIA - Seja como disciplina escolar, seja como registro do tempo, tem uma serventia enorme na sociedade. Ela documenta o passado e torna-se uma espécie de senhora. Ensina aos presentes o que deu e o que não deu certo no passado. Erra quem quiser ou for muito teimoso.
LINGUAGEM - Superlativos absolutos sintéticos e superlativos absolutos analíticos
Os superlativos dos adjetivos estão quase no esquecimento a não ser aqueles que circulam nas colunas sociais como os paupérrimos, lindérrimos, etc.
Fora disso, pouco é explorado na escola, tendo em vista que os atuais livros didáticos pouco ou nunca trazem o assunto.
O absoluto analítico é o que obedece a uma soma da palavra "muito" com o adjetivo: muito civilizados. Se transpormos para o absoluto sintético, fica: civilizadíssimos.
Numa espécie de exercício escolar, mude do analítico para o sintético:
Os canivetes são muito perigosos -
O irmão da portaria é muito bravo -
Vivemos num país muito curioso -
O passeio à chácara foi muito interessante -
Há, dentro dos sintético, os eruditos, ligados às formas latinas:
acre - acérrimo
amargo - amaríssimo
amigo - amicíssimo
antigo - antiquíssimo
áspero - aspérrimo
benéfico - beneficentíssimo
benévolo - benevolentíssimo
célebre - celebérrimo
célere - celérrimo
cristão - cristianíssimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário