domingo, 19 de setembro de 2010

TODO POLÍTICO CALÇA 40?

Numa linguagem mais acessível a todos, dizer que todo político calça 40 é mesmo que dizer que todo político é igualzinho em tudo.

A expressão tem sentido pejorativo. Todo político é igual: quando chega ao poder faz a mesma coisa. Essa é a idéia que está arraigada na cabeça de quem diz isso. Falando ainda no 40, o número tem uma série de casos em que ele é usado. Umas vezes em situações boas; noutras, em situações pra lá de péssimas: “Ali Babá e os 40 ladrões”é uma história bastante antiga e transformada em filme; Moisés passou 40 anos caminhando no deserto em busca da terra prometida; Jesus Cristo passou 40 dias e 40 noites em jejum; o dilúvio bíblico durou 40 dias e 40 noites; Moisés esteve no monte Sinai por um período de 40 dias e 40 noites para receber de Deus as instruções da lei; Na lei de Moisés eram dados 40 açoites em quem fosse condenado em juízo; o período da quaresma é de 40 dias que vão da quarta-feira de cinzas até domingo de Páscoa; quem completa 40 anos tem quadragenário; há uma comida feita com milho e outros ingredientes, servida como lanche, cujo nome é 40.

O 40 serviu como propaganda numa campanha política, em alusão a um partido. Como o leitor, já estou abusado desse número. Agora, pra concluir, citarei uma frase que se tornou histórica na campanha municipal do ano 2000.

O ex-prefeito Rosvaldo Bezerra era candidato a vereador naquele pleito. Em um de seus discursos, ele assim se expressou: “Dizem que todo político calça 40. Eu calço 40 e mais alguma coisa”. O alguma coisa era o restante dos três algarismos de seu número para vereador.

Fonte: www.jornaldeupanema.com.br

2 comentários:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.