domingo, 31 de julho de 2011

O MÊS DO DESGOSTO ESTÁ PRÓXIMO

O próximo mês é de muito desgosto para quem acredita nesse ditado. Além de desgosto, é também de muita expectativa. Eles contabilizam as mazelas de agosto, mas esquecem-se que nos outros meses também acontecem muitas coisas que levam ao desgosto. Diz-se que as mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras.

Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil já transformada em ditado popular segundo o qual ‘Casar em agosto traz desgosto'. Assim, se o casamento não for realizado em julho, por qualquer motivo, é bom deixar para casar em setembro, pulando-se o mês de agosto. E por se tratar de um mês azarado - explica Pereira da Costa "é de mau agouro para casamento, mudanças de casa e empreendimentos de qualquer negócio de importância".

Na Alemanha, entretanto, as mulheres não acreditam no poder mágico da superstição. Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto, preferencialmente num dia de sexta-feira, o que não significa um desafio, mas um costume. 

Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. Quem lava a cabeça em agosto está chamando a morte. Para desmistificar essa superstição basta que façamos uma breve análise da história para que percebamos o absurdo desse ditado.

Supersticioso é fogo!

Um comentário:

Carlos Lopes disse...

Agosto também é considerado o mês das cobras. Aparece muita cobra neste mês.

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...