domingo, 15 de junho de 2014

LIÇÕES DO FUTEBOL

Apesar de futebol ser jogo  -  e jogo é disputa, guerra, erros e até injustiça, traz muitas lições positivas que vale a pena ser seguidas e aplaudidas.

Uma delas é sobre a questão disciplinar. Não há nada que possamos nos espelhar com tanta realeza sobre esse assunto como o futebol e suas regras com cartões vermelhos e amarelos. 

Pode até o jogador não gostar dessas cores, mas ele tem que vê-los bem de perto, caso cometa uma infração.

Vejo que as regras do futebol de tempos em tempos mudam para melhor. 

Com a intenção de dinamizar as partidas, inventaram a regra do impedimento, a popular banheira. Com ela, os jogadores garapeiros e cansados não podem ficar parados a frente da defesa.

O atraso de bola para o goleiro também foi outra malandragem que uma regra deu um basta. 

A cera foi amenizada depois que resolveram deixar que o goleiro passasse somente x segundos com a bola depois de retê-la. 

Bem que muitos alunos que ao mesmo tempo são desportistas e indisciplinados poderiam refletir melhor e verem que o campo de futebol e a sala são parecidos nesse item: precisam de regras para funcionarem melhor. A grande diferença é que a sala de aula não é lugar de disputa. É lugar de harmonia e paz. As regras são indispensáveis. Pena, mas muita pena mesmo que os indisciplinados não conseguem enxergar isso.  




Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.