Apesar de futebol ser jogo - e jogo é disputa, guerra, erros e até injustiça, traz muitas lições positivas que vale a pena ser seguidas e aplaudidas.
Uma delas é sobre a questão disciplinar. Não há nada que possamos nos espelhar com tanta realeza sobre esse assunto como o futebol e suas regras com cartões vermelhos e amarelos.
Pode até o jogador não gostar dessas cores, mas ele tem que vê-los bem de perto, caso cometa uma infração.
Vejo que as regras do futebol de tempos em tempos mudam para melhor.
Com a intenção de dinamizar as partidas, inventaram a regra do impedimento, a popular banheira. Com ela, os jogadores garapeiros e cansados não podem ficar parados a frente da defesa.
O atraso de bola para o goleiro também foi outra malandragem que uma regra deu um basta.
A cera foi amenizada depois que resolveram deixar que o goleiro passasse somente x segundos com a bola depois de retê-la.
Bem que muitos alunos que ao mesmo tempo são desportistas e indisciplinados poderiam refletir melhor e verem que o campo de futebol e a sala são parecidos nesse item: precisam de regras para funcionarem melhor. A grande diferença é que a sala de aula não é lugar de disputa. É lugar de harmonia e paz. As regras são indispensáveis. Pena, mas muita pena mesmo que os indisciplinados não conseguem enxergar isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário