quinta-feira, 3 de julho de 2014

PELO RÁDIO

Quem tem menos de trinta e cinco anos, se alguém da época não explicar, não terá a menor ideia da maneira pela qual acompanhávamos os jogos da copa. Era através do rádio. A grande maioria acompanhava pelo rádio dos outros. Mais tarde é que a maioria começou a acompanhar pela TV dos outros também. 

No caso de lá em casa, enquanto as mãos se ocupavam com o moinho para moer o milho verde pra pamonha, canjica ou cuscuz, os ouvidos prestavam bem atenção nos gols. Acreditem: uma narração de Valdir Amaral e Jorge Cury não perdia para as narrações modernas associadas ás imagens de TV de hoje. Sabem por quê? Porque naquele tempo os narradores narravam mesmo, de verdade. Os comentaristas comentavam. 

Hoje até parece que não há gente ao lado para fazer isso. Levam a maior parte do tempo comentando e deixando o expectador sem entender plenamente o que está vendo. 

(Da coluna do Jornal de Upanema, edição de junho)

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade amigo,depois eu gostava de ouvir Luiz Gonzaga narrar com seus jogos de botões.(Luiz de Judite).Bons tempos,eu de férias na casa de minha avó Dona Zuca,por trás da igreja ficava esperando ele começar o jogo e corria para lá.Amarildo Martins Tavares.

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.