domingo, 6 de julho de 2014

QUEM SE LEMBRA?

No dia primeiro deste mês completou vinte anos do Real. O Plano Real foi aos poucos sendo implantado. Primeiro, sem a moeda. Criou-se a URV, que valia 2,750 cruzeiros.
Portanto, um real valeria uma URV.

No dia primeiro de julho de 2011, contei neste blog uma historinha sobre a chegada do Real. Repetirei aqui e depois contarei outra, também pequena:

...Cheguei numa bodega e uma mulher trazia 50.000 cruzeiros para receber em real. Tentei ajudar o dono do estabelecimento, de calculadora na mão, mas não foi possível.

O dono do comércio disse à mulher:

- Leve seu dinheiro e deixe eu com o meu aqui.

Em poucos instantes, um senhor - que por sinal tinha sido meu vizinho e já morreu - chegou para comprar um chapéu. Apresentou uma nota com a nova moeda, que era o Real. Como dar o troco? O dono não sabia, porque teria que entregar em cruzeiro, pois ele ainda não tinha notas de Real.

A confusão estava feita, porque no país havia duas moedas circulando e um parâmetro para medir um real URV - Unidade Real de Valor). Então URV, Cruzeiro e Real eram três coisas que desembocariam numa só. Não era assunto fácil pra todo mundo. Eu, de calculadora na mão tentava explicar a situação, mas não convencia.

Foi nesse clima que o dono da bodega virou-se para o senhor, e disse:

- Seu Antônio, pode levar o chapéu!

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A candeia morta e a gaita à porta.