sábado, 12 de julho de 2014

PREFEITURA E SEBRAE DESENVOLVERÃO PROJETO PARA AMPLIAR FRUTICULTURA IRRIGADA

A Prefeitura de Upanema e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) desenvolverão projeto no valor de R$ 72 mil para ampliar a área de produção de fruticultura irrigada na zona rural de Upanema.

Reunião realizada nesta quinta-feira, 10, no gabinete do presidente da Câmara Municipal definiu os detalhes para a execução do projeto, uma iniciativa do Sebrae com a participação da prefeitura e contrapartida dos produtores rurais.

A reunião contou com a participação do secretário municipal do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, André Teixeira; vereadores Ibamar Costa (PR), Ferrari Oliveira (DEM) e Aisamaque Dalyton (PT); Franco Marinho Ramos (Gerente do Projeto); Vercélio Lima (consultor do Sebrae-RN); presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora Rurais de Upanema, Ismar Vicente; além do Agente de Desenvolvimento Local, Inavan Santos.

Inicialmente, serão beneficiados 30 produtores, sendo 20 que foram contemplados com kits irrigação em anos anteriores e outros 10 que serão selecionados observando os critérios do projeto. A execução deve ser iniciada em agosto próximo e vai contar com consultoria do Sebrae/RN durante um ano.
Franco Marinho destacou que o objetivo geral do projeto é manter e ampliar os mercados interno e externo de frutas, ‘visando o desenvolvimento da fruticultura e a agroindústria nas Regiões Oeste, Central e Litoral do Rio Grande do Norte, de forma racional e tecnificada, melhorando a competitividade e elevando a geração de renda’.

Ele acrescentou que Upanema tem um grande potencial a ser desenvolvido nesse setor e por isso foi incluído entre os municípios a serem atendidos pelo projeto. “Vamos trazer tecnologia de processamento e de produção para que os produtores possam produzir mais e dentro das normais brasileiras de qualidade, gerando mais renda para os envolvidos”, ressaltou Franco.

Ismar Vicente relatou que o sindicato vinha almejando esse projeto há algum tempo. “Esse projeto é importante para o produtor e também para o próprio sindicato que vai se fortalecer. Vamos começar com 30 produtores, mas com a expectativa que seja ampliado para atender a mais famílias”, disse.

André Teixeira declarou que apresentou o projeto ao prefeito Luiz Jairo, que, de antemão, autorizou a contrapartida para a participação da prefeitura. “Luiz Jairo entende, assim como eu, que a fruticultura tem um dos maiores potencias de crescimento econômico do nosso município. Através desse projeto, queremos unir esse potencial com a vontade do nosso agricultor para trazer mais emprego e renda”, salientou André.

Prefeitura Municipal de Upanema

Assessoria de Imprensa

Magnos Alves
Coordenador

(84) 9837-7330
(84) 9188-9111
(84) 8879-2827

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A companhia faz a posição doce e a fortuna leve.