domingo, 26 de agosto de 2018

UMA SINGELA LIÇÃO

Algumas vezes consigo trazer da memória pequenos flashes do passado bem remoto, principalmente quando criança aos cinco, seis anos de idade.

Aos dez anos, mais ou menos, morava em nossa casa um rapaz que estudava na cidade por não ter escola em sua comunidade rural. Era o tempo em que ainda chamávamos sítio ao lugar que não era urbano. Era um rapaz de aproximadamente quinze anos, mas agia muitas vezes como menino de menos de dez.

Podíamos dizer que ele era um grande comedor. Comia o almoço com uma grande voracidade, mais ou menos como o bicho de Bandeira. Prova disso é que ele tinha um corpo bem cheinho. Eufemismo para gordo.

Dentre as lições que ele me deu foi uma de economia de alimento. Numa das vezes que o observava almoçando e não deixando nenhum pouquinho de comida no prato, eu perguntei a ele como conseguia aquilo. 

"Eu só boto no prato o que eu tenho certeza que vou comer".

Depois daquele dia, passei a observá-lo discretamente. Garanto que nunca o vi deixar sobrar comida no prato.

Lição: se cada pessoa agisse como aquele rapaz, haveria muito menos comida nas vasilhas dos porcos.

"Você não consegue?" Disse ele naquele tempo. And you? 

 

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A coisa defendida é sempre (ou logo) mais desejada.