segunda-feira, 3 de agosto de 2020

DICIONÁRIO DA POLÍTICA

Bacurau: "No Río Grande do Norte, entre Natal e Baixa Verde, corria um trem que era chamado bacurau porque chegava na capital às primeiras horas do anoitecer". (Do  Calepino Potiguar)

O bacurau ave tem a garganta branca e o abdome pardo-amarelado. Tem o hábito de acompanhar os viandantes, pousando no solo a alguns metros de distância e, à chegada deles, levantar voo para novamente pousar alguns metros adiante, o que lhes acarretou o apelido de mede-léguas. (Enciclopédia Brasileira Globo)

O dicionário de Francisco da Silveira Bueno esclarece algo mais sobre o bacurau e até ilumina a origem desse nome entre nós. Um bacurau é um "indivíduo que costuma sair pela noite".  Dizem que o ex-ministro e ex-governador Aluísio Alves costumava fazer seis comícios pela noite. Foi então que os eleitores do PMDB passaram a ser chamados de bacuraus. Há quem se sintam orgulhosos por serem identificados com esse nome. Há também quem erre o plural. Dizem "os bacurais". Mas aí já é outra coisa. Foi porque perderam a aula de Português.

Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.