domingo, 23 de agosto de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

Mais um início de semana chega. Conseguimos agora vislumbrar melhor o futuro que nos espera.

A ciência, mesmo atrapalhada, orienta seus "súditos". A cloroquina pode ser uma opção até na China.

A política começa a fluir. Vamos ver no que vai dar.

EXPRESSÃO DO UPANEMÊS

Beber o mijo: Comemorar o nascimento do filho com bebidas. Era costume -  hoje nem tanto - beber-se o defunto. Uma bebedeira depois do enterro.

Besta e feio: Acostumado a. Ex: Estou besta e feio de ver isso.

ORIGEM DAS PALAVRAS

Abstêmio: Da raiz primitiva "tem", vinho e do prefixo negativo "abs". Abstêmio é, pois, o que não bebe vinho. (Dicionário da origem e da evolução das palavras, de Luiz A. P. Vitória).

Hoje a palavra tomou um sentido mais amplo. Silveira Bueno define como alguém "morigerado no beber, que não toma álcool". Aquele que não bebe nenhuma bebida alcoólica. Álcool zero. 

DICIONÁRIO COMPARADO

Acochar: Torcer as pernas da corda de laçar no ato de fabricá-la, apertando-as uma contra a outra. (Glossário Paraense - Vicente Chermont de Miranda)

No upanemês, acocha-se quando aperta-se algo, seja lá o que for. Acocha-se também uma carne no óleo. Na prática, é uma fervura para deixar o alimento bem sequinho, sem óleo.

TEXTOS DE LIVROS DIDÁTICOS

O povo brasileiro - Eduardo Prado

É esta a pátria nossa amada, que a nossa raça, lutando contra os homens e contra os elementos,conseguiu findar. Encontramos dificuldades e obstáculos de que a nossa energia triunfou. Nesta zona tropical, que se dizia inabitável, levantamos a nossa tenda e, sob o céu dessa terra nova, cresceu e multiplicou-se a nossa raça com a força e a fecundidade das plantas vivas que deitam raízes  fundas e estendem longe a verdura das suas frondes. Temos vivido do trabalho regando com o suor de todos os dias uma terra que só pela violência do labor frutifica e nos alimenta. A tez branca que a nossa raça trouxe da Europa aqui se tem dourado ao fogo de um sol sempre ardente. Temos tomado às feras os largos pedaços de terras, rasgando l véu sombrio da floresta hostil: e, onde dominavam as febres da terra inculta, há hoje a verde salubridade das lavouras. Entram pelos nossos portos os navios que nos trazem os habitantes de outras terras que conosco vêm trabalhar: e, nos caminhos de ferro que fazemos, circulam em nosso solo a vida e a força. E tudo isso fizemos sendo um povo brando e sociável, que nunca atormentou nem suplicou os fracos, deu liberdade aos cativos, amou a paz e soube repelir pela força a agressão dos fortes. (Manual de Português - Celso Cunha - Quinta e Sexta séries primárias)

PODER

Câmara Municipal: "A Câmara Municipal reunir-se-á anualmente, na sede do município, em sessão legislativa ordinária de 1° de fevereiro a 30 de junho e de 1° de agosto a 15 de dezembro, independentemente de convocação, com mínimo de sessões semanais definidas em regimento interno".(Artigo 32 da Lei Orgânica do Município de Upanema). 

POESIA - Calendário

De dia em dia
Os dias andam
Num compasso igual
Ao que temos visto sempre.

Sempre presente
O desejo de viver
E de vencer 
E de menos sofrer.

Passam os dias
E com eles vão e vêm
Saem e voltam
Problemas e soluções.

Resta a nós
O foco que damos
A cada coisa
Que realizamos.






Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.