domingo, 8 de novembro de 2020

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

HUMOR - Dois homens carregavam um piano pelas escadas de um prédio. No quarto andar um deles resolve conferir quanto falta e então fala:

- Tenho duas notícias: uma é boa e a outra é ruim.

- Primeiro a boa.

- A boa é que faltam só seis andares.

- E qual é a notícia ruim?

- É que o prédio não é esse.

O MUNDO - O mundo está aqui através dos grande fatos. A eleição nos States é vista ao vivo aqui. E cada um torce pelo seu. Trump perdeu a eleição, mas o mundo não vai se acabar.

TEXTOS ANTIGOS - A casa do Caiçara 

O caiçara é o caboclo que vive no litoral paulista. É o mestiço que se dedica à pesca. Entre a praia e a várzea, que se estende até a orla do planalto, cresce uma vegetação que abriga as casas dos pescadores ou caiçaras.

Dispersas ou agrupadas nos cantos mais protegidos dos ventos frios do sul, as casas dos praianos comunicam-se com o mar por uma larga abertura da vegetação. 

A casa do caiçara é, em geral, de pau-a-pique, com abertura de sapé ou de folhagens. As paredes são barreadas, enquanto na parte sul do litoral, próximo ao Ribeira do Igarapé, as casas são de madeira.

O chão de terra batida, um pouco mais alto do que o terreiro, sustenta a parede central que separa um ou dois quartos da sala. No fundo, um pequeno compartimento serve de cozinha. Aí prepare-se o peixe e, em algumas casas, encontra-se a roda, a prensa e o forno para o fabrico da farinha de mandioca.

A casa do caiçara, apesar de pobre, é muito limpa, o mesmo acontecendo com o terreno que é sempre varrido. Flores e folhagens de um pequeno jardim alegram o terreiro.

Ao lado das casas nunca faltam as bananeiras brancas, o mamoeiro e um pezinho de café.  Em alguns terrenos mais enxutos, há pequenas roças onde se encontram o feijão, a mandioca e a cana-de-açúcar. Esta é transformada em garapa, com a qual adoçam o café.

Em frente à casa, as redes secam nos varais; os covos, espécie de cesto comprido para pescar pequenos peixes, espalham-se pelo chão; sobre toros, a canoa descansa.

Sentado próximo à casa, o caiçara, calmo e calado, conserta uma rede ou prepara novos anzóis, enquanto a mulher está ocupada na cozinha e os filhos brincam entre as galinhas que são criadas no terreiro. 

(Infância Brasileira, terceira série)

REFORMA ORTOGRÁFICA

No quinto parágrafo do texto acima, a palavra flores é acentuada com circunflexo no texto original. Agora e desde os anos setenta, não tem mais o acento.

No sexto parágrafo, a palavra pezinho é escrita assim: pèzinho. "um pèzinho de café". 

Antigamente, palavras como pezinho, cafezinho, somente, levavam acento grave, porque no original eram acentuadas.

ESTRUTURA DAS CASAS - Casas feitas de pau a pique eram barreadas ou ainda são. Cheguei a morar numa dessas na zona rural daqui de Upanema, no sítio Baixa do Juazeiro.

Nenhum comentário:

OITO

A chuva breve de ontem no começo da noite foi de oito milímetros.