domingo, 6 de fevereiro de 2022

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

ESPORTE - Em campo, há uma linha muito fina entre a prática de esporte e jogo. Muitas vezes os jogadores estão ali para jogar sério e ganhar o jogo a todo custo. Nesses momentos, muitos comentaristas exigem do jogador uma atitude de desportista e o jogador não entende.

ESCOLA

Entrada para a escola  (Viriato Corrêa)

Levaram-me, naquele ano, à porta da escola para assistir à festa.

Recordo-me bem de tudo. Era um dia bonito, muito azul, muito luminoso e muito fresco. Havia chovido na véspera e as árvores bem lavadas e verdes pareciam criaturas que mudam de roupa depois do banho. Pássaros cantavam alegremente nas árvores, como se também para eles começassem as férias.

O discurso do professor, as flores e as palmas verdes, a alegria a meninada, a passeata, assanharam-me  o sangue. Voltei para casa contentíssimo: Fiquei tendo da escola a ideia de que era um lugar agradável, que dava prazer à gente.

E daí por diante não falei mais noutra coisa. Todo livro que eu apanhava, abria-o com solenidade e punha-me a recitar em voz alta o que vinha à cabeça fingindo que o estava lendo.

Meu pai e minha mãe achavam uma infinita graça naquilo. E decidiram que, ao recomeçarem as aulas, em janeiro, eu teria finalmente as minhas calcinhas de menino e um lugar nos bancos da escola. (Do livro Cazuza)

FESTA NA ESCOLA - Era comum haver festas na escola. Toda a família estava presente.

ESCOLA: UM LUGAR AGRADÁVEL - A escola não pode ser o tempo todo um lugar agradável. é um lugar que reflete toda a sociedade e todos os lugares onde frequentamos. É um lugar também de desafios, dificuldades, disputas, até. Não pode ser a todo momento - segundo concepções modernas pregadas por alguns. Não pode ser um paraíso em todos os momentos. Deve ser sempre um lugar de ensino e aprendizagem. Se houver prioridade para outros fins, ela não dará certo.


 


Nenhum comentário:

DEZESSEIS

Faltam apenas dezesseis centímetros para a barragem "Jessé Pinto Freire" - barragem de Umari - sangrar.