Não se fala noutra coisa a não ser o forte calor que assola a nossa gente.
Em outros lugares, falta d'água. Em outros, água demais. É o mundo desigual que não será mudado, pois o próprio homem não sabe mudá-lo. O tempo já provou isso há muito tempo.
DIALETO CAIPIRA
Aberto dos peitos - diz-se do animal de sela ou tiro, que, andando, cai para a frente. (Amadeu Marques)
Abrir-dos-peitos - Forma pela qual se explica a prática de um ato de generosidade. Aquilo que se dá de mão aberta. (Calepino Potiguar)
Por aqui em Upanema dizemos que alguém abriu os peitos quando pega um peso descomunal desproporcional à sua força e sofre uma espécie de abertura dos peitos.
ESTRESSE - O QUE É ISSO?
Silveira Bueno define como a soma da perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por diversos agentes agressores, tais como: trauma, emoções, choque cirúrgico, intoxicação, fadiga, exposição ao calor ou ao frio etc. (Aportuguesamento do inglês stress, palavra proposta pelo médico sueco H. Selye).
A reação estresse é uma resposta biológica necessária para a adaptação a situações novas. O estresse enquanto patologia é um conjunto de reações fisiológicas que, se exageradas em intensidade ou duração, causam um desequilíbrio no organismo. (Dicionário de Termos Médicos, Enfermagem e Radiologia)
Nem toda reação comportamental é estresse. Às vezes é pura legítima defesa. A pessoa reage a uma agressão verbal, mas não passa daquilo.
ORIGEM DA PALAVRA AMOLAR - no sentido de cacetear.
Correm várias décadas, desde que um italiano percorreria as ruas do Rio de Janeiro, com um rebolo às costas, oferecendo seus serviços e repetindo "amolador", "amolador", num tom que deveria realmente aborrecer os ouvintes. Daí a significação que o termo adquiriu de massar, aborrecer, cacetear, enjoar. (Luiz A. P. Vitória)
Nenhum comentário:
Postar um comentário