domingo, 12 de novembro de 2023

DOMINGO

Todo mundo já foi derrotado algumas vezes. Mas isso não significa o fim. 

Se há algo bom nas derrotas é que a gente aprende muitas coisas. Uma delas é que somos humanos mesmo. Humanos, porque tem gente que não liga para essas coisas de Deus existir, mas acham-se um deus.

Uma derrotinha aqui, outra ali poderá fazer um bem danado para voltar a acreditar que é um ser humano. E ser humano perde, cai, erra, faz feio, mas também ganha, levanta-se, acerta e pode fazer bonito. Bonitíssimo.

GRAMÁTICA

Há tempos que percebi que muitos intelequituais trabalham sem cessar em desfavor da gramática. Acreditam que ela é dispensável quando se trata de linguagem. "Falar e escrever bem não precisa de gramática". 

Concordamos que o puro conhecimento das regras não faz um bom redator. Também concordamos que o bom redator será melhor se seguir as normas da gramática. Elas servem para aprumar algumas frases e ideias. Funcionam mais ou menos como numa estrada: conhecer as normas do trânsito é ingrediente a mais para uma boa dirigida.

SÓ FALTA UMA CUIA

Fulano só falta uma cuia pra pedir esmola. É uma das nossas expressões em forma de provérbio popular. 

POR CAUSA DE VOCÊ

Fiz tal curso ou segui tal carreira por causa de você. É uma frase que deixa o causador de tal peripécia muito pra frente.

VOCÊ GOSTA DE LER?

Leitura de mundo.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

À custa alheia todos são prudentes, esforçados e comedidos.