quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

UMA QUESTÃO DA LÍNGUA

CHOCO COM CH

A linguagem usada na internet, seja em chats e chatos, seja em orkuts ou coisa parecida, já virou moda o uso errado das palavras. O ruim da história é que já existe até lingüistas apoiando o novo jeito de se comunicar. Nada contra, se os usuários dessa nova linguagem estivessem aprendendo esta mas já soubessem da outra, que é a formal.
Engano grande. Darei só um exemplo para ilustrar o tamanho da gravidade. Quem nunca se deparou com uma frase e ficou empacado tentando colocar o porque no local certo e ficou pensando durante muito tempo?
O uso do porque é uma tortura psicológica. Vejamos então como se resume no bate-papo. É simplesmente escrito com duas letras: pq.
O pq abrevia os vários porquês. É melhor assim, mas depois a coisa pega porque nos concursos são exigidos ao pé da letra, sem perdão.
Quanto a outro aspecto da ortografia e ligado à fonética, é o uso de palavras com sons de x e ch. Há algumas regrinhas pra isso, mas gostaria de concluir o texto assim:
Numa dessas postagens anônimas, um leitor disse que eu era xoco. Achei bom a postagem da palavra errada porque aproveitei a oportunidade para fazer este texto e dizer que sou choco, mas com ch.
Choco com x deve ser ele. Ou ela.

Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A consideração é inimiga dos apetites.