quarta-feira, 11 de março de 2009

COLUNA DE ZÉ WILSON - FEVEREIRO 2009

MILITÂNCIA SOCIAL E GESTÃO PÚBLICA

O meio rural brasileiro é um espaço de constantes mudanças sociais. O Fórum Social Mundial, ocorrido em Belém/PA faz diversas reflexões sobre o mundo em que vivemos e o mundo que queremos, inclusive no meio rural, e apresenta perspectivas de mudanças a partir de novas e adequadas relações sociais. Paralelo a isso, o nosso município vive o início de uma nova gestão, a pasta da agricultura, que é sempre desafiadora, está sendo comandada por um militante social que conhece bem a questão agrária da região e do país, a seguir fazemos uma breve análise destes fatos.

Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009 aconteceu um dos maiores eventos de discussão social do mundo, o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. Este evento teve sua primeira edição ocorrida em Porto Alegre/RS, em 2001, tendo se tornando um evento com um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas que se contrapõe aos sistemas capitalistas que dominam o mundo atual.

O próprio lema do Fórum – Um outro mundo é possível – destaca o objetivo dessa articulação mundial, porém, como é esclarecido no site oficial (www.forumsocialmundial.org.br), o Fórum não tem a intenção de ser uma instância representativa da sociedade civil mundial.

Mas qual a importância de um debate desta natureza que trata de questões amplas e qual o seu reflexo em municípios “pequenos” como, por exemplo, Upanema?

Pra responder essa pergunta é necessário analisar, mesmo que de forma bastante resumida, a história dos movimentos sociais do nosso país e sua influência nas decisões políticas e nas gestões públicas federais, estaduais e municipais. Pois bem, sendo o Brasil, um país com grande influência de países europeus desde a sua descoberta e uma forte influência americana, principalmente, pós independência e tendo sido governado em regime militar por mais de 20 anos, é fundamental perceber que tudo que surge a partir do povo e da sociedade civil organizada precisa ser valorizado.
Com a eleição de Lula para Presidente da República, considerando a grande contribuição dos movimentos sociais nesta vitória, estes movimentos passam pelo que alguns chamam de crise de identidade. Afinal, a luta dos movimentos por um país mais justo e o enfrentamento ao governo, precisa ser repensado ou no mínimo precisa ter uma outra estratégia, em face da íntima ligação entre o sindicalista eleito Presidente da República e esses movimentos.

Considero que o Fórum Social Mundial, mesmo tendo surgido antes da eleição do presidente Lula representa um dos mais importantes espaços de reflexão e proposição pós Governo Lula. É claro que reconhecemos a continuidade da luta dos demais movimentos como: movimentos de classes, de trabalhadores rurais, de mulheres, e outros, inclusive, estes movimentos juntos é quem realizam o Fórum Social Mundial.

Enfim, Para se pensar em novas estratégias de desenvolvimento social e zelo pelo nosso planeta, é importante conhecer o conteúdo e os resultados da discussão deste Fórum, pois com certeza estarão presentes conhecedores profundo das relações sociais do nosso país e autoridade da área ambiental que pensam estratégias de desenvolvimento voltadas para a qualidade de vida e relação fecunda entre os seres humanos.

Feito esse breve esclarecimento e análise do Fórum Social Mundial, queremos falar da importância de personagens que vivem e conhecem este e outros espaços de luta social e que alcançam cargos na gestão pública, sejam cargos eletivos ou não.

No nosso município o atual Secretário de Agricultura, José Carlos, tem sua vida pessoal e profissional muito ligada a alguns desses movimentos. Petista histórico, ligado a questão agrária do nosso país, vinculado ao movimento da Igreja Católica que defende a luta dos trabalhadores pela conquista da terra e por condições dignas de trabalho, Zé Carlos traz um diferencial entre os que compõem a atual equipe da prefeita Maristela Freire: A sua formação. Dizemos isso não no sentido de torná-lo melhor que os demais, mas no sentido de destacá-lo pela sua vivência profissional que é embasada exclusivamente na perspectiva de inclusão social daqueles historicamente excluídos. A sua trajetória favorecerá bastante no sentido de compreender as necessidades do público rural que praticam atividades produtivas, mas ao mesmo tempo a sua responsabilidade será dobrada, pois considerando essa trajetória, todos esperam um trabalho de grande qualidade.

Zé Carlos foi nomeado secretário como conseqüência da aliança que o PT upanemense fez com o PMDB e os demais partidos situacionistas locais, seguindo uma tendência nacional de política de alianças do Partido. É claro que os resultados do trabalho desempenhado pela Secretaria de Agricultura dependerá da disposição do executivo em apoiar a proposta apresentada pela equipe desta Secretaria e ao mesmo tempo da ousadia de fazer novos investimentos num setor que é extremamente estratégico no desenvolvimento, mas, que apresenta resultados lentos.

Como cidadão upanemense, como militante social e como filiado do Partido dos Trabalhadores, tenho a convicção da capacidade de Zé Carlos em comandar esta pasta e sabemos que é necessário que todos os filiados contribuam com este trabalho.

Nenhum comentário:

PELA FORÇA DO VENTO

Através da força do vento, as águas da barragem de Umari já ultrapassa a grande parede. Amanhã, enfim, poderemos ter a notícia esperada por ...