domingo, 22 de março de 2009

TEXTOS DE DOMINGO

O CONSERTO DO RÁDIO

Uma senhora tinha um daqueles rádios antigos, estilo ABC, mas não era aquele grandão. Não. Era um de tamanho médio.

Um dia, o rádio deu o prego, um pregão. O jeito foi procurar um especialista. E foi. Só que encontrou um ajeitador de rádio muito diferente.

Como você vai ver no desenrolar da história, ele não entendia muito de rádio, não. Entendia muito mais de comer, comer e comer.

Começou a desmontar o aparelho na manhã de um dia. Passou horas e horas desmontando as peças e procurando saber onde estava o defeito. Comeu umas batatas com café, servido pela dona da casa e do rádio. Mais tarde comeu uns ovos estalados com café e pão, passados na manteiga. Mais tarde comeu um bom pedaço de rapadura com bolacha. Bebeu água gelada. Pediu que ligasse outro som mais moderno que a senhora tinha, numa música do momento. E nada de o rádio ficar bom. Aliás, nem a doença tinha descoberto ainda, porque ajeitar rádio não era sua especialidade. Comer de tudo, sim.

Comeu mais. Bebeu água. Alguns minutos depois, já era hora do almoço. A essa altura, o rádio estava todo desmontado, mas não havia sinal de saber o que causava o desmantelo.
Não teve jeito. Foi convidado para almoçar. Terminado o almoço, ele disse que ia embora, pois tinha uns negócios pra fazer em casa. Voltaria no outro dia.

Na outra manhã foi a mesma rotina: comia, bebia, conversava. E nada de o rádio sair do prego. Como disse, estava desmontado. Desmontar rádio todo mundo sabe, pensou a senhora. Só faltava montar de novo e deixá-lo no ponto pra escutar.
Ao chegar de novo o almoço, a mulher explode:

- Como é, meu senhor, esse rádio é de rosca? Não se ajeita não? Quem não pode com o pote, não pega na rodia, sentenciou a senhora.
Para ser franco, entregou-se o homem, isso aqui não é minha praia.

Então, disse a senhora já despachando-o, se não sabe ajeitar o rádio, então pelo menos dê o lugar a outro.
Diz-se que a senhora despachou o homem, sem antes fazer a devida cobrança dos lanches reforçados de café, bolo e batata e dos dois almoços que serviu.

Nenhum comentário:

CHUVA

Hoje pela tarde, apenas uma neblina passageira. Quase nada a registrar.