terça-feira, 15 de junho de 2010

CHEGOU O DIA 15

O dia tão esperado chegou. É a Copa do Mundo!

É um jogo travestido de esporte. É tão jogo que muitas religiões num passado recente proibiam terminantemente qualquer envolvimento de seus fiéis. Como o tempo cura tudo, também cura equívocos.

Não digo que o envolvimento profundo com a Copa seja algo extraordinariamente positivo. Mas tem lá seu lado positivo.

Regras. São as regras no futebol que dá de dez em cima de muitas instituições, inclusive a escola. Esta, coitada, (principalmente a pública) vive tateando para encontrar o caminho. E o caminho certo está nas nossas barbas. É o caminho da disciplina que ensina o futebol.

Sem serem perfeitas, as regras do futebol melhoram a cada ano. Já houve tempo em que jogadores e torcida agrediam os juízes e bandeirinhas. Tomaram as providências. Aquele que se atrever a isso, será rigorosamente punido.

Se eu já disse por aí o que vou dizer agora, não tem nada. Acredito muito na eficácia dos cartões. Eles educam com correção. É uma punição exemplar. Há ressalvas, é claro, dos erros dos juízes. Porém isso é um ponto que ninguém poderá evitar. Depois eles também serão punidos pela federação.

Como dizia no começo, o futebol é muitas vezes tratado somente como um belo esporte. Não. Ele não deve ser tratado somente como tal, mas também como um jogo sério, muito humano e falho. Um jogo cheio de interesses e com um envolvimento de milhões de reais e prestígio internacional.

Uma copa desse tamanho mexe com o mundo inteiro não só pelo lado positivo. Por este, faz com que as pessoas conheçam mais a Geografia, seus costumes e língua. A economia é virada pelo avesso e movimentada de tal maneira que a gente nem seque sabe comentar.

Num período desse vende-se de tudo relacionado ao evento. Desde camisas de jogadores, material esportivo até traques para ser acionado na hora dos gols.

Há também o lado negativo fora o que já declinei acima. Posso citar mais um: a alienação.

Muita gente fica anestesiada durante esse tempo. Até parece que não está havendo mais nada ao redor a não ser aqueles jogos. É por isso que em tempos de inflação, a copa era uma grande arma contra o povo. Hoje, nem tanto. Uma das razões é que há muita gente acordada, lendo, interagindo e de olhos abertos diante de um computador. Hoje não é fácil enganar, porque a internet está vinte e quatro horas no ar.

Hoje é dia de Brasil! Não temos outra alternativa a não ser torcermos pela seleção. Afinal, não pudemos escalar o time que vai para o campo. Dunga é nós. Nós somos Dunga.





Nenhum comentário:

TRINTA E UM

Trinta e um centímetros é o que falta para a sangria da barragem "Jessé Pinto Freire", a conhecida barragem de Umari.