domingo, 6 de fevereiro de 2011

ATITUDES ESTÚPIDAS

Há no ser humano uma coisa, que os mais velhos do que eu chamam de natureza ruim.

Não adianta a gente estribuchar, porque a tal da natureza ruim se manifesta em todas as pessoas, mesmo que de modo diferenciado. Uns a tem em pequenas gotas; outros, aos borbotões. Também depende muito das circunstâncias. Não depende de classe social, política ou religiosa.

Destacarei nessa postagem apenas duas dessas atitudes, oriundas da natureza ruim. As duas são bem atuais e estão na mídia presente.

A primeira é o comportamento das torcidas de futebol diante da crise de seus times. Se o time não ganha, às vezes a torcida volta-se contra o treinador ou contra os jogadores culpando-os pelo fracasso. Nem sempre eles são os verdadeiros culpados.

Sei que há algo errado quando um time não vence mais. Mas, é preciso cautela.

E cautela é artigo que sempre falta nas prateleiras dos torcedores que resolvem apelar de uma maneira estúpida, violenta, que atingem o físico e o moral. 

Agressões nunca resolveram problemas. Não é agora que esse expediente vai funcionar.

A natureza ruim também tem se manifestado largamente através do anonimato. As pessoas têm opiniões - quase sempre brilhantes e interessantes - mas as transformam numa excrescência, pelo tamanho da injustiça que eles praticam. Enquanto uns dão a cara pra o tabefe, outros escondem-se no escuro e atiram pedras.

Expor ideias no anonimato é mesmo que não expô-las. Não tem sentido algum. Se vivêssemos num país onde não pudéssemos fazer crítica às autoridades, teria algum sentido. Mesmo assim, não deixava de ser um ato covarde. Hoje, escrever anonimamente é covardia ao quadrado.

Imaginem, senhores e senhoras, como eles têm a cara de pau de darem ordens para que publiquemos seus desaforos contra o blogueiro e outras pessoas. Chamam-nos de inbecis. 

Sim. Inbecis com n (ene) antes de b. 

Ora, se ainda não aprendeu a regrinha básica do antes de p e b não se escreve n, que autoridade tem essa gente pra exigir alguma coisa?

As duas atitudes acima são estúpidas. O bom de tudo isso é que o ser humano tem outra natureza, a natureza boa que nos permite que tenhamos tempo pra mudar.

Nenhum comentário:

TRINTA E CINCO

Pela medição de hoje pela manhã, a sangria da nossa barragem está a trinta e cinco centímetros para sangrar. Basta um empurrãozinho que vai.