quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LEI ANTI-FUMO

Os senadores aprovaram projeto que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na legislação foi aprovada na terça-feira (22) e ainda será enviada para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Atualmente, o fumo em locais fechados já é proibido por leis estaduais, como em Rio, São Paulo e Paraná. Com a nova legislação, passará a ser em todo território nacional.

(Do g1.globo.com)

Quando ouvi a notícia sobre a nova lei que proíbe o fumo, fiquei a matutar acerca de uma antiga lei do mesmo gênero, do então presidente Sarney, em 1985 ou 1986.

 De lá pra cá, muita coisa mudou. O próprio Sarney passou a militar na política em outro Estado, fora do maranhão. Depois começou a era Lula-sindicalista. Depois a era Lula presidente.

 Voltando ao fumo, acredito que a nova lei não vai resolver nada, se a consciência do povo não funcionar. Sei que hoje o povo está mais consciente do que ontem, quando tratamos do assunto fumo. Lembro-me, como se fosse agora, que havia professores meus que colocavam um giz numa mão e um cigarro aceso no outro.

Hoje, graças a essas leis e a consciência do povo, isto é inadmissível. Hoje, desconhecemos o número de alunos que fumam. Isso, acredito, que seja por causa do cerco que se faz sobre o produto maléfico.


Nenhum comentário:

PROVÉRBIO

A coisa defendida é sempre (ou logo) mais desejada.