quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

TEMPO DE ESTUDAR PRA VALER I


A dica vai para os alunos de todas as redes de ensino e de todas as escolas. 

Já foi largamente comentado e cantado de todas as maneiras acerca do descompromisso da classe estudantil. Tenho uma teoria sobre isso. Aliás, não sou o dono desse pensamento. Quem tem teoria é teórico. Prefiro dizer que acredito que nem todos se inclinam para o estudo da mesma maneira. Há uns que estudam espontaneamente até debaixo de uma árvore. 

Não falo a esses, mas aos que têm uma dificuldade a mais na hora do estudo. Olhem ao redor e vejam quais as conquistas que já tivemos. Se estuda numa escola que já alcançou algumas vantagens como o da merenda boa, o computador, o transporte escolar, o livro didático, uma estrutura razoável, então você já tem razão de sobra para começar o ano de bem com os estudos. Se ainda falta alguma coisa aí, então se faz necessário mais esforço, mais vontade de estudar, mais desdobramentos. 

O que não pode acontecer é ficar arranjando desculpas para não estudar. Estudar é sempre bom. Estudar é o futuro para quem não vê futuro. Olhem ao redor e vejam se um livro didático já não é um bom começo para uma aula e em consequência, a aprendizagem. Se tem aprendizagem, tem aprovação. Se tem aprovação, tem futuro. 

Uma estratégia para quem não se sente bem na escola que vive, é fazer comparações com o passado. Sei que isso não basta e nem é totalmente racional, mas vejam que no passado, as dificuldades eram muito maiores do que hoje. Alguns alunos vinham da zona rural de bicicleta, no lombo de um jumento ou a pé. Esse fato já era motivo para que muitos não viessem para a escola. Como veem, a seleção dos alunos já começava da saída de casa. Para outros, na matrícula. Se não se matriculavam, não podiam estudar. Nada mais óbvio. Nas antigas, não tínhamos a merenda escolar. Será que não faz grande diferença ter ou não ter o que comer na escola? É claro que sim.

Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...