sábado, 16 de março de 2013

SUA RUA - RUA FRANCISCO MARQUES

A primeira casa desta rua era de esquina, no tempo de Upanema vila. 

 

Deixou de ser esquina, quando, ao seu lado, foi construído o Fórum Municipal. Morou na casa, a partir do meado da década de 1930,  família de João Basílio da Silva, que permaneceu ali, por vários anos do tempo de cidade. A casa ao lado é de Zelice Freire e familiares. 

 

No período de vila, residia ali João Martins e Gezita Freire, no ano de 1940. Residiu também naquela rua Vitalina Falcão, que foi professora do Alfredo Simonetti. Estamos no ano de 1935. Outro ilustre morador foi Cândido Martins. Cândido Martins, o conhecido prático, exercia a função de farmacêutico e médico ao mesmo tempo. Muita gente se recorda dos remédios passados por Câido Martins, irmão de Dona Mafalda de Galdino.

 

Dona Maria Romana também morou ali no ano em que Upanema passou a cidade. Outra moradora antiga é Maria de Lourdes, conhecida por De Lurdes. Antes morou lá João e Valda. O casal Zè Roseno/Petronila foram moradores daquela rua também. Uma referência clara àquela rua é o Sindicato Rural de Upanema. Ali morou na década de 1950 a família de Manoel Delmiro. Na esquina negociou o senhor Augusto Pinheiro, na década de 1940. 

 

Do passado para o presente, trazemos à tona alguns prédios da rua, especialmente da Farmácia Neide, do Cartório Notarial, da Farmácia Amorim. Naquele local também funcionou uma farmácia na época de Cândido Martins. Ainda na década de 1990 funcionou outra farmácia dirigida por Ricardo Martins. próximo à Igreja, no ano de 1988 funcionou um serviço de som de Cãindim, filho de Cândido Martins. O som servia para notas e avisos e notícias. Passaram por aquele bocão Raimundinho de Elói, entre outros. A rua está no centro da cidade.

Um comentário:

Carlos Lopes disse...

Na rua, Silvestre, pai de Minerva vendia bananas.Também funcionou a oficina de Zé Serafim, pai de João Batista nos fundos da casa de Cintia), funcionou também a padaria de seu Antenor ( pai de valdete) e também a oficina de João Batista ( hoje o sindicato rural). Morou também um sr chamado Supertino.

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...