sábado, 5 de junho de 2021

BREVE TRAJETÓRIA DA FAMÍLIA GONDIM

O que contara nossos antepassados

A família Gondim, como muitas outras do nosso país, veio de Portugal. Segundo algumas pesquisas que fizemos na internet, um estudioso que mora no Rio de Janeiro, por nome Ricardo Gondim, testemunha que sua mãe dissera que a família Gondim teria vindo de Portugal através de dois irmãos. Um ficou entre a região Sudeste e Sul. O outro veio para o Nordeste.

Pesquisas apontam que há Gondim por toda parte na nossa região. No Ceará, na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco. 

No Rio Grande do Norte há Gondim na capital do Estado, em São Rafael, São Vicente, Mossoró, Paraú, Campo Grande etc.

A chegada a Upanema se deu através da cidade de Campo Grande. Em 1750, estabeleceu-se na região um português chamado Gondim, com as primeiras fazendas de criação de gado.

Nos idos de 1761, o Sargento-Mor João do Vale Bezerra adquiriu, em leilão, as terras da serra da Capilhada, pertencentes anteriormente ao português Gondim, surgindo então a povoação de Campo Grande e a história de uma serra que com o passar do tempo passou a ser chamada de Serra de João do Vale.

Depois disso, presume-se que o Gondim espalhou sua semente para toda a região, vindo a chegar a Upanema.

Da geração mais velha que temos notícia, temos o Senhor Raimundo Gondim, conhecido por Raimundo do Salgado e Zé Gondim. Este casou-se com Maria Agda Gondim. O casal teve quinze filhos: Pedro, Manuel, Cristina, Simão, Raimundo, Maria, Antônia, Elvira, Erasmo, Francisco, Luiz, Juvenal, José, Adauto e João. 

Os filhos de Zé Gondim eram na maioria agricultores. Outros também trabalharam na olaria de tijolos e telhas. Houve, como Juvenal, que era comerciante. Ele também promovia festas e jogos de futebol em Umari.

Já entre seus descendentes há uma maior variedade de profissões. Grande parte exerce o magistério.  Outros são profissionais liberais.

Diferentemente da antiga geração, uma boa quantidade dos netos de Zé Gondim estudaram e obtiveram uma formação superior. Como dissemos, muitos são professores.

Todos os filhos de Zé Gondim já faleceram. O mais velho era Pedro, mas o que morreu mais velho foi Chico Gondim. Nasceu em 1913 e faleceu em 2012, faltando poucos meses para completar uma centena de anos.

Este é o resumo da trajetória da nossa família.


Nenhum comentário:

QUADRINHAS POPULARES

Aritmética O nove dizia ao seis, Direito como o bambu: - Segundo a lei da contagem Eu valho mais do que tu. O seis, que não era idiota, Ouvi...