NO BLOG "IMAGENS DE UPANEMA"
Hoje o blog Imagens de Upanema mostra o time do Cruzeiro de 1981. Confira nossos atletas do passado em www.imagensdeupanema.blogspot.com.
MEIO-DIA (Coelho Neto)
Outono. O Sol, em pleno meio-dia, alargava por todo o campo uma luz fixa e cáustica. Não havia sombra, tudo resplandecia de claridade e um tédio pesado e morno de preguiça parecia ter-se apoderado das próprias cousas, prendendo-as numa imobilidade morta, de onde nem mesmo o bulir das folhas tirava tirava o doce murmúrio, tão agradável ao ouvido de quem trabalha sob a rude prancha de uma soalheira viva.
Nas escarpas, esterilmente nuas, cabras berravam com melancolia, e, de momento a momento, um boi magro surgia entre as palhas secas dos milhos, lento, estafado e mole, esticava o pescoço esfolado pela canga e mugia, ficando depois com o focinho à altura das praganas louras, contemplativo e tristonho a olhar o céu de um azul liso e forte.
Por baixo, num largo planalto de terra vermelha, limpa de fresco, recentemente drenada, uma charrua arrastava-se ao passo tardo de dois touros.
Do céu quente, sob a radiação nevrótica do sol, caía uma paz cansada, e na vasta planície nua, toda de restolho, ceifada de extremo a extremo, erguia-se apenas um casebre tosco, baixo, metido dentro de um cercado, à sombra quieta de um mangueiral ramalhoso.
Algumas considerações sobre o texto acima
Foi publicado no "Manual de Português", em 1972. Significa que havia uma reforma ortográfica em curso. Estavam sendo implementadas algumas mudanças como retirada de acentos em algumas palavras.
Folhas - No texto original, folhas está acentuado com circunflexo: fôlhas, Outra palavras que eram acentuadas na letra ó; coco, flor.
Esterilmente - Está dessa maneira: estèrilmente. A regra dizia o seguinte: O acento grave é empregado (também) Para marcar, nas palavras derivadas com os sufixos -mente, -zinho, -zito e outros iniciados por z, a vogal tônica da palavra originária, nesta assinalada com acento agudo: voluntàriamente (de voluntária+mente), cafèzeiro (de café+zeiro), ruìdozinho (de ruído+zinho), sòmente (de só+mente), baùzinho (de baú+zinho), etc.
Cousa - Alguns dicionaristas e a Academia Brasileira de Letras trazem a palavra cousa como alternativa a coisa. Coisa e cousa é a mesma coisa e cousa, portanto.
PRIMEIRA COLUNA DE ANAXIMANDRO NO "JORNAL DE UPANEMA"
Curiosidade - Na Arábia Saudita:
* É ilegal beijar um desconhecido.
* As mulheres não podem dirigir carros.
Pego carona do blog de Josiel para escrever o texto seguinte.
Josiel faz um texto bem feito sobre Anaximando Eudson. Ele faz uma verdadeira biografia do Secretário de Turismo do governo Maristela.
Anaximandro é locutor de rádio e de campanha eleitoral. Anaximandro tem formação acadêmica em administração, pela UNP. Anaximandro organizou um novo modelo de carnaval em Upanema que muitos achavam que não dava certo.
Ter uma voz anaximândrica é ter uma voz bonita. É ter uma voz à maneira de Anaximandro.
Anaximândrica é um vocábulo que criei, graças a ele.
Como ninguém é perfeito, o novo secretário de Turismo tem, a meu ver, um grande defeito. Para outros, é uma virtude. O defeito é essa empolgação toda pelo carnaval.
Sempre achei que o carnaval é uma coisa sem sentido, principalmente atualmente.
Mas como disse, ninguém é perfeito.
Acho, com toda convicção, que a pasta está bem entregue, pois ele tem se mostrado competente nessa área. Ele sabe entrar e sair. E além disso, sabe conversar com as pessoas.
Upanema tem muito o que crescer. Na área de turismo não é diferente. A barragem de Umari é que não nos deixa mentir. Ela precisa ser aproveitada de verdade. O governo do Estado ainda não fez uma açãozinha em seu favor. Não é?
A QUEBRA DAS TRADIÇÕES
As tradições, se considerarmos como eventos do passado, as fogueiras não mais são vistas por aqui há muitos anos. Não vejo nisso mais espiritualidade no povo ou progresso na civilização.
- Puxa, mas o senhor me parece tão forte e sadio, por que será que não consegue achar trabalho?
- Sei não, madame! Acho que é pura sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário