domingo, 27 de junho de 2021

ENTRETENDO - EDIÇÃO DE DOMINGO

A lenda do café

Há muitas lendas que explicam como se começou a usar o café.
Dentre elas, a mais conhecida é a de um jovem árabe chamado Kaldi.
Esse moço era pastor de cabras. um dia, Kaldi notou que as cabras ficavam mais espertas quando comiam os frutos e as folhas de um certo arbusto.
Curioso, o pastor resolveu experimentar os frutos misteriosos. Achando as sementes muito duras, lembrou-se de torrá-las. Juntou um pouco de gordura aos grãos torrados, e comeu a massa assim preparada. 
Verificando que tal alimento lhe dava uma sensação de bem-estar, contou o que sentia a um monge de um mosteiro próximo. Este, por sua vez, colheu alguns frutos, preparando com eles uma bebida, com água fervente.
Sentindo que a bebida dava forças, preparou-a para os outros monges.
Os monges levantavam-se durante a noite para cantar salmos, sendo, muitas vezes, quase vencidos pelo sono. Com o uso do café, conseguiram passar a noite sem dormir e bem dispostos.
O povo começou a imitar os monges, adotando o uso da bebida milagrosa, que dava forças e bem-estar. Essa bebida era o café.(Infância Brasileira, Terceira série)

Um dia e fato histórico - Seja de que lado estejamos, não podemos negar que o dia 24 de junho de 2021 vai ficar registrado na cronologia histórica de Upanema.

FRASE - Upanema é uma semente num grande palheiro de milho.

CHUVAS - Chuvas 30,4% abaixo do esperado no período chuvoso no interior

As análises da unidade instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (EMPARN) registram que período chuvoso de 2021 (que compreende os meses de fevereiro a maio) no interior no estado foi 30,4% abaixo do esperado. A expectativa era de uma média de chuvas em torno de 526,2 milímetros (mm), porém foi volume médio observado foi de 369,2 mm no período. Site da Emparn)

HUMOR  - Mãe: Para que você quer o dinheiro?
Juquinha: Para dar a um velhinho.
Mãe: Muito bem! E quem é esse velhinho?
Juquinha: É aquele que grita: "Olha a pipoca quentinha"!

Nenhum comentário:

AGORA FALTAM VINTE E DOIS

Ainda faltam vinte e dois centímetros para o transbordamento das águas da barragem de Umari. Tem sido uma luta medonha a sangria daquela bar...